Mundo

Rússia diz que sanções dos EUA ao Irã buscam prejudicar acordo nuclear

A Rússia condenaram a aplicação de sanções unilaterais fora das resoluções do Conselho de Segurança da ONU que afetam os interesses de outros países

Segundo a Rússia, a experiência mostra que não é possível conseguir concessões do Irã mediante métodos de pressão (Sergei Karpukhin/Reuters)

Segundo a Rússia, a experiência mostra que não é possível conseguir concessões do Irã mediante métodos de pressão (Sergei Karpukhin/Reuters)

E

EFE

Publicado em 7 de agosto de 2018 às 11h22.

Moscou - A Rússia denunciou nesta terça-feira que o restabelecimento de sanções contra o Irã por parte dos Estados Unidos tem como objetivo prejudicar o Plano de Ação Conjunto e Completo, o acordo nuclear que Washington abandonou unilateralmente no dia 8 de maio.

"Condenamos quaisquer sanções unilaterais fora das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, ainda mais quando essas se aplicam de maneira extraterritorial e afetam os interesses de outros países, como é o caso das restrições impostas pelos EUA ao Irã", declarou o Ministério de Relações Exteriores da Rússia.

Segundo a Chancelaria, o acordo nuclear com o Irã "mostrou a sua eficácia" e a Agência Internacional de Energia Atômica confirma regularmente que o governo de Teerã cumpre com os compromissos firmados.

Moscou afirmou que a aplicação plena das medidas de controle e verificação contempladas no acordo é uma "garantia confiável do caráter pacífico do programa nuclear iraniano".

A comunidade internacional "não deve permitir que essas conquistas significativas de diplomacia multilateral sejam sacrificadas pelo afã americano de ajustar contas políticas com o Irã que nada têm a ver com o acordo", disse o governo russo.

Segundo a Chancelaria russa, a experiência mostra que não é possível conseguir concessões do Irã mediante métodos de pressão.

"Estamos confiantes que o pacto tem uma reserva de solidez suficiente e que os participantes do acordo serão capazes de superar as dificuldades que surgiram", ressaltou o Ministério de Relações Exteriores, que reiterou o apego da Rússia ao acordo nuclear com o Irã.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Irã - PaísRússiaSanções

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame