Mundo

Rublo russo despenca e banco central do país duplica taxa de juros

BC da Rússia diz que aumento na taxa de juros e introdução de mecanismos de controle de capital têm como objetivo "compensar a maior depreciação do rublo e os riscos de inflação"

 (Bloomberg Creative Photos/Getty Images)

(Bloomberg Creative Photos/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de fevereiro de 2022 às 09h28.

O Banco Central da Rússia decidiu, nesta segunda-feira, 28, elevar sua taxa básica de juros de 9,5% paa 20%. A instituição diz que as condições externas para a economia russa "mudaram drasticamente", no momento em que o país lança uma guerra contra a Ucrânia e é alvo de sanções internacionais.

Segundo comunicado do BC, a elevação dos juros garantirá uma alta nas taxas de depósito "para níveis necessários a fim de compensar a maior depreciação do rublo e os riscos de inflação".

O BC diz que tem como objetivo apoiar a estabilidade financeira e de preços e proteger as economias dos cidadãos de se depreciar.

Afirma ainda que outras decisões sobre juros serão tomadas levando-se em conta os riscos com as condições externas e domésticas e a reação dos mercados financeiros, bem como a inflação e suas expectativas.

Em outro comunicado nesta segunda-feira, o BC da Rússia diz que a partir desta data os operadores locais estão "proibidos de vender ativos sob instruções de não residentes".

O BC ainda informa que a bolsa de Moscou não operará nesta segunda-feira e que anunciará adiante se haverá negócios na terça-feira.

Acompanhe tudo sobre:RússiaBanco CentralJuros

Mais de Mundo

Otan inicia planejamento militar para reforçar segurança no Ártico

Câmara dos EUA aprova projeto para encerrar paralisação do governo

Diplomata dos EUA aposta em progresso sustentável nas relações com a Venezuela

Filho de princesa da Noruega vai a julgamento por crimes sexuais