Mundo

Romney: último relatório do emprego não mostra recuperação

"Isso não é o que constitui uma verdadeira recuperação", afirma o candidato republicano à Casa Branca

Mitt Romney faz campanha: "Se não fosse por todas as pessoas que simplesmente deixaram a força de trabalho, a taxa de desemprego real seria de 11%", afirmou (©AFP / Jewel Samad)

Mitt Romney faz campanha: "Se não fosse por todas as pessoas que simplesmente deixaram a força de trabalho, a taxa de desemprego real seria de 11%", afirmou (©AFP / Jewel Samad)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2012 às 15h16.

Washington - O candidato republicano Mitt Romney questionou nesta sexta-feira se os números do último relatório sobre o emprego nos Estados Unidos são positivos e afirmou que a queda da taxa de desemprego, de 8,1 para 7,8%, se deve ao fato de que muitas pessoas deixaram de fazer parte da população ativa.

"Isso não é o que constitui uma verdadeira recuperação", afirma o candidato republicano à Casa Branca, em um comunicado divulgado quando seguia para um comício em Abingdon (Virginia, nordeste), uma região produtora de carvão.

Os novos dados do Departamento do Trabalho mostram que 114.000 empregos foram criados em setembro, mas os valores revistos para julho e agosto, que mostram que foram criados mais empregos e que menos pessoas deixaram a força de trabalho, ajudaram a reduzir a taxa de desemprego.

Os números sobre o emprego podem ser interpretados de forma positiva pelo presidente Barack Obama, como um sinal de que a recuperação é lenta, mas segura desde a recessão que manteve a taxa de desemprego acima de 8,0% durante quase todo o seu mandato.

No entanto, Romney questionou essa visão.

"Eles criaram menos empregos em setembro do que em agosto, menos empregos em agosto do que em julho, e perderam cerca de 600 mil postos de trabalho na indústria manufatureira desde que o presidente (Barack) Obama assumiu o cargo", acrescentou.

"Se não fosse por todas as pessoas que simplesmente deixaram a força de trabalho, a taxa de desemprego real seria de 11%", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Grupo armado sequestra 13 pessoas perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela

Mais na Exame