Exame Logo

Romney se atém a tempestade durante evento em Ohio

Enquanto seu rival Barack Obama está entrincheirado em Washington comandando a reação à tempestade, Romney enfrenta o desafio de demonstrar credenciais para ser presidente

O candidato republicano à presidência dos EUA, Mitt Romney: a uma semana da eleição presidencial, o republicano evitou críticas a Obama (©AFP / Emmanuel Dunand)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2012 às 17h44.

Kettering - Um evento de campanha do presidenciável Mitt Romney em Ohio foi transformado na terça-feira em um ato de apoio às vítimas da tempestade Sandy, num esforço dele para evitar uma imagem "politiqueira" diante da catástrofe.

Enquanto seu rival Barack Obama está entrincheirado em Washington comandando a reação à tempestade, Romney enfrenta o desafio de demonstrar credenciais para ser presidente, mas sem parecer insensível ao drama de milhões de norte-americanos afetados pela tempestade.

Veja também

A uma semana da eleição presidencial, o republicano evitou críticas a Obama. "Temos corações pesados nesta manhã por causa de todo o sofrimento que ocorre numa grande parte do país", disse Romney a centenas de simpatizantes - entre os quais muitos chegaram ao comício levando alimentos não-perecíveis para serem distribuídos na Costa Leste.

As doações, disse Romney, são "parte do espírito americano, do jeito americano, de dar às pessoas necessitadas, e a generosidade de vocês na manhã de hoje toca o meu coração".

Mas a política não ficou longe do evento. Um vídeo de campanha que aborda a família e a trajetória pessoal do candidato foi exibido para a plateia, e Randy Owen, vocalista da banda Alabama, que já estava na lista de atrações do comício, cantou para o público.

O evento de Ohio mostra a dificuldade para interromper uma campanha tão acirrada, quando falta apenas uma semana para a votação. Romney já havia cancelado outros eventos na segunda e terça-feira para evitar a impressão de que está obcecado por votos.

Mas a trégua será curta. Romney tem três eventos eleitorais marcados para a quarta-feira na Flórida.

Durante a campanha, Romney defendeu uma redução nos gastos públicos, mas evitou na terça-feira comentar como isso poderia afetar as atividades de órgãos como a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasFuracão SandyFuracõesMitt RomneyPolíticos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame