Mundo

Romney critica Obama e afirma que Egito é aliado dos EUA

Romney assegurou que ''o presidente se equivoca. O Egito é um aliado dos EUA, o foi durante algum tempo''

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 21h52.

Washington - O candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, afirmou nesta segunda-feira que o Egito é um aliado dos Estados Unidos e criticou o presidente Barack Obama por evitar referir-se ao governo do Cairo como um parceiro na região, nem como um ''inimigo''.

Em entrevista transmitida pelo canal hispânico ''Telemundo'', Romney assegurou que ''o presidente se equivoca. O Egito é um aliado dos EUA, o foi durante algum tempo'' e garantiu que deve essa relação deve continuar evoluindo, levando em conta a situação da região após a queda de ditaduras como as do egípcio Hosni Mubarak depois das revoltas da Primavera Árabe.

''Faremos o necessário para que o Egito entenda que sua relação com os EUA é benéfica para eles'', disse Romney, ressaltando que o governo do Cairo ''deve honrar seus acordos de paz com Israel'' e proteger as embaixadas americanas.

Na semana passada, também em uma entrevista à ''Telemundo'', o presidente Obama afirmou que o Egito ''não é um aliado'' de seu país, mas também não ''um inimigo'', e alertou que haverá problemas se o novo governo de Mohammed Mursi não se comprometer a proteger o pessoal diplomático após os ataques contra a embaixada americana no Cairo.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosEleições americanasBarack ObamaMitt Romney

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA