Mundo

Robert Iger substitui Michael Eisner no compando da Disney

Escolha encerra duas décadas "tumultuadas" de liderança de Eisner, diz The New York Times

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Robert Iger é o novo presidente executivo da Walt Disney Corporation, no lugar de Michael Eisner. A mudança, anunciada pela companhia neste domingo (13/3), encerra o "tumultuado" reinado de duas décadas de Eisner, diz reportagem de The New York Times. A indicação é o ápice de uma revolta de acionistas iniciada no ano passado. Eisner, à época, tentou driblar as articulações contrárias anunciando que não continuaria no comando da gigante de mídia quando seu contrato expirasse, em setembro de 2006. O gesto não surtiu efeito. Em carta enviada ontem, Eisner declinou da possibilidade de presidir ou mesmo integrar o conselho de administração (leia reportagem de EXAME sobre a queda de executivos diante da pressão dos acionistas).

Iger, 54 anos de idade e há cinco o número 2 da Disney, iniciou a carreira na empresa há 30 anos, como supervisor de estúdio da ABC. Ele toma posse oficialmente apenas em setembro, mas para que a transição seja suave, compartilha imediatamente com Eisner as funções executivas. Segundo The New York Times, sob muitos aspectos Iger era a escollha natural para dirigir a Disney. Há um ano, porém, poucos executivos em Hollywood apostavam em sua indicação. De lá para cá o executivo foi bem sucedido em seduzir tanto Wall Street quanto os membros do conselho da companhia.

Roy Disney, sobrinho do fundador da companhia -- e "um dissidente ex-membro do conselho", segundo o jornal americano --, emitiu nota lamentando a escolha de Iger, em sua opinião, inadequada. A Disney é avaliada em 54 bilhões de dólares, com ativos como parques temáticos, estúdios de cinema e a rede de televisão ABC.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame