Capa falsa da Time com Donald Trump (Washington Post/Youtube/Reprodução)
João Pedro Caleiro
Publicado em 25 de novembro de 2017 às 11h48.
Última atualização em 17 de abril de 2019 às 12h28.
São Paulo - A revista americana TIME desmentiu um tuíte de Donald Trump sobre ter sido selecionado como "Pessoa do Ano".
Na tarde de sexta-feira (25), o presidente americano postou que "provavelmente" seria escolhido, mas que "dispensou" a revista:
Time Magazine called to say that I was PROBABLY going to be named “Man (Person) of the Year,” like last year, but I would have to agree to an interview and a major photo shoot. I said probably is no good and took a pass. Thanks anyway!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 24 de novembro de 2017
“A revista ‘Time’ ligou para dizer que eu provavelmente serei nomeado “Homem (Pessoa) do Ano”, como no ano passado, mas que tinha que conceder uma entrevista e fazer uma grande sessão de fotos. Eu disse que provavelmente não é bom e dispensei. Agradeço, de qualquer forma”, diz o tuíte.
Algumas horas depois, a revista o rebateu na mesma rede social:
The President is incorrect about how we choose Person of the Year. TIME does not comment on our choice until publication, which is December 6.
— TIME (@TIME) 25 de novembro de 2017
"O presidente está incorreto sobre como escolhemos a Pessoa do Ano. A TIME não comenta sobre nossa escolha até a publicação, que é em 6 de dezembro", diz o tuíte.
Alan Murray, chefe de conteúdo da revista, postou que a declaração era "incrível" e sem nenhum traço de verdade.
Amazing. Not a speck of truth here—Trump tweets he 'took a pass' at being named TIME's person of the year https://t.co/D6SJgyTpcY
— Alan Murray (@alansmurray) 25 de novembro de 2017
No ano passado, quando de fato foi escolhido "Pessoa do Ano", a resposta de Trump foi diferente. O agora presidente tuitou na época: “É uma grande honra. Significa muito para mim”.
Na manhã deste sábado (25), o ex-gerente de campanha de Trump, Corey Lewandowski, fez o papel de defender o presidente contra a revista na Fox News:
“A mídia mainstream nunca quis dar ao presidente o crédito que ele merece. Não sei quem mais pode ser a Pessoa do Ano da Time além do nosso presidente, Donald Trump".
Ele também disse que o presidente “chama a atenção da mídia quando eles são desonestos e é por isso que o povo americano o ama".
Não é a primeira vez que o presidente bate de frente com a publicação, que já pediu para que ele retirasse de suas propriedades uma capa falsa.
O presidente já disse em mais de uma ocasião que é o recordista de capas da revista, mas ele está bem longe do primeiro colocado (o ex-presidente Richard Nixon).
Trump tem um histórico de hostilidade longo com organizações da mídia. Em outubro, ele disse no Salão Oval que é “francamente nojenta a forma como a imprensa pode escrever o que quiser escrever e as pessoas deviam olhar para isso".