Mundo

Réveillon de Copacabana terá toque ecológico para receber 2012

Multidão será convocada a um momento de reflexão sobre o futuro da Terra mediante projeções em diferentes pontos da praia

Parte dos materiais usados na montagem da festa será reciclado por uma organização não-governamental para fabricar diferentes produtos (Wikimedia Commons)

Parte dos materiais usados na montagem da festa será reciclado por uma organização não-governamental para fabricar diferentes produtos (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2011 às 19h56.

Rio de Janeiro - O Réveillon de Copacabana, uma das festas mais famosas do mundo, terá como tema a sustentabilidade por conta da cúpula da ONU sobre desenvolvimento sustentável Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2012.

'A sustentabilidade é um dos assuntos mais relevantes no mundo todo e é importante que as pessoas percebam isso e façam sua parte, por elas mesmas e pelas próximas gerações', disse nesta sexta-feira em entrevista coletiva o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Com esse propósito, nos minutos finais de 2011 a multidão, estimada em dois milhões de pessoas, será convocada a um momento de reflexão sobre o futuro da Terra mediante projeções em diferentes pontos da praia e, em seguida, começará a contagem regressiva para os fogos de artifício.

Mensagens sobre a importância de preservar o meio ambiente com ações simples, como a reciclagem doméstica e o transporte em bicicleta, serão exibidas durante toda a noite.

Parte dos materiais usados na montagem da festa será reciclado por uma organização não-governamental para fabricar diferentes produtos.

A queima de fogos estará a cargo da empresa espanhola Pirotecnia Igual, de Barcelona, e os desenhos que iluminarão o céu carioca serão inspirados na energia solar, água, fauna, flora e no vento, segundo os organizadores.

No espetáculo pirotécnico, que terá uma duração de 16 minutos, serão utilizadas 24 toneladas de pólvora e, para neutralizar a poluição produzida pela festa, será plantado um número não detalhado de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica na bacia do rio Guandu.

O DJ francês David Guetta comandará a festa no palco principal, em frente ao hotel Copacabana Palace, e receberá vários convidados como Latino, O Rappa, Evandro Mesquita e Beth Carvalho, entre outros. 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Mundo

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Grupo armado sequestra 13 pessoas perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela

Mais na Exame