Mundo

Réveillon de Copacabana terá toque ecológico para receber 2012

Multidão será convocada a um momento de reflexão sobre o futuro da Terra mediante projeções em diferentes pontos da praia

Parte dos materiais usados na montagem da festa será reciclado por uma organização não-governamental para fabricar diferentes produtos (Wikimedia Commons)

Parte dos materiais usados na montagem da festa será reciclado por uma organização não-governamental para fabricar diferentes produtos (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2011 às 19h56.

Rio de Janeiro - O Réveillon de Copacabana, uma das festas mais famosas do mundo, terá como tema a sustentabilidade por conta da cúpula da ONU sobre desenvolvimento sustentável Rio+20, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2012.

'A sustentabilidade é um dos assuntos mais relevantes no mundo todo e é importante que as pessoas percebam isso e façam sua parte, por elas mesmas e pelas próximas gerações', disse nesta sexta-feira em entrevista coletiva o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Com esse propósito, nos minutos finais de 2011 a multidão, estimada em dois milhões de pessoas, será convocada a um momento de reflexão sobre o futuro da Terra mediante projeções em diferentes pontos da praia e, em seguida, começará a contagem regressiva para os fogos de artifício.

Mensagens sobre a importância de preservar o meio ambiente com ações simples, como a reciclagem doméstica e o transporte em bicicleta, serão exibidas durante toda a noite.

Parte dos materiais usados na montagem da festa será reciclado por uma organização não-governamental para fabricar diferentes produtos.

A queima de fogos estará a cargo da empresa espanhola Pirotecnia Igual, de Barcelona, e os desenhos que iluminarão o céu carioca serão inspirados na energia solar, água, fauna, flora e no vento, segundo os organizadores.

No espetáculo pirotécnico, que terá uma duração de 16 minutos, serão utilizadas 24 toneladas de pólvora e, para neutralizar a poluição produzida pela festa, será plantado um número não detalhado de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica na bacia do rio Guandu.

O DJ francês David Guetta comandará a festa no palco principal, em frente ao hotel Copacabana Palace, e receberá vários convidados como Latino, O Rappa, Evandro Mesquita e Beth Carvalho, entre outros. 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país