Mundo

Reunião de premiês busca fortalecer laços entre Reino Unido e China

A reunião prevista entre Cameron e Wen Jiabao deve contar também com a presença do ministro de Finanças britânico, George Osborne, e do chanceler William Hague

Segundo o Governo britânico, existe potencial para a criação de mais empregos e oportunidades de investimento para os empresários com o comércio (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Segundo o Governo britânico, existe potencial para a criação de mais empregos e oportunidades de investimento para os empresários com o comércio (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2011 às 07h22.

Londres - O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, reúne-se nesta segunda-feira com seu homólogo da China, Wen Jiabao, para discutir importantes acordos comerciais entre os dois países.

O político chinês encontra-se no Reino Unido para uma visita oficial de três dias, cujo objetivo é reforçar os laços bilaterais nos âmbitos político, econômico e comercial.

Setores empresariais estimam a assinatura de acordos comerciais avaliados em mais de 1 bilhão de libras (R$ 2,5 bilhões).

Wen Jiabao já havia anunciado anteriormente o interesse da China em receber mais produtos procedentes do Reino Unido.

Segundo o Governo britânico, existe potencial para a criação de mais empregos e oportunidades de investimento para os empresários britânicos.

A reunião prevista entre Cameron e Wen Jiabao deve contar também com a presença do ministro de Finanças britânico, George Osborne, e do chanceler também britânico, William Hague, que posteriormente oferecerá uma entrevista coletiva conjunta com o político chinês na sede do Foreign Office.

"O rápido crescimento econômico da China é uma boa notícia para o Reino Unido, já que implica um maior fluxo de dinheiro em nossas economias e tem o potencial de criar mais trabalhos e oportunidades de investimento para as empresas britânicas tanto em casa como na China", assinalou uma porta-voz do Governo britânico em declarações divulgadas nesta segunda-feira pela rede "BBC".

Os Governos de Reino Unido e China realizam reuniões como essa todos os anos. A última ocorreu em novembro passado, em Pequim.

A visita de Wen Jiabao coincide com o interesse da China em aumentar seus investimentos na Europa e obter contratos de licitação para construir obras de infraestrutura, como a prevista ferrovia de alta velocidade entre Londres e o norte da Inglaterra.

O primeiro-ministro chinês chegou no sábado à noite ao aeroporto de Birmingham (centro da Inglaterra) e visitou neste domingo a usina automotiva MG, atualmente propriedade da Corporação Industrial de Automóveis de Xangai, bem como a cidade natal do dramaturgo inglês William Shakespeare, Stratford-upon-Avon.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércioComércio exteriorEuropaPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais forte que heroína, México diz que trabalha 'duro' para impedir que fentanil chegue aos EUA

Houthis ameaçam EUA com armas nunca antes utilizadas

Cuba reconhece que deve dolarizar parcialmente sua economia para recuperar moeda nacional

Mais na Exame