(Jonathan Ernst/Reuters)
Estadão Conteúdo
Publicado em 3 de dezembro de 2017 às 12h35.
São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou há pouco que a reputação do Escritório Federal de Investigações (FBI, na sigla em inglês) está em frangalhos e que a culpa disso é do ex-diretor James Comey, demitido por ele em maio.
"Depois de anos sob a direção de Comey, com a investigação desonesta sobre Hillary Clinton (e mais), a reputação do FBI está em frangalhos - a pior da História! Mas não se preocupe, nós vamos trazê-lo de volta à grandeza", escreveu o presidente americano.
O enfrentamento entre Trump e Comey não é recente, mas ganhou novos contornos nos últimos dias. O ex-diretor do FBI havia sido indicado em 2013 ao cargo pelo então presidente Barack Obama e era criticado pela oposição republicana em relação à condução das investigações sobre o escândalo dos e-mails de Hillary Clinton.
Desde que assumiu, em janeiro, Trump sinalizava o desejo de trocar o comando do FBI. Mas a gota d'água foi a revelação pela imprensa americana de um memorando em que Comey disse que Trump pediu a ele que "deixasse a investigação sobre Flynn passar". O diretor foi demitido em maio.
Michael Flynn, conselheiro de Segurança Nacional demitido em fevereiro, é acusado fazer contato com autoridades da Rússia durante as eleições de 2016. Nesta semana, ele assinou um acordo de delação premiada.
"Eu nunca pedi a Comey para parar de investigar Flynn. Esta é apenas mais uma cobertura de fake news bem como uma mentira de Comey!", escreveu o presidente americano mais cedo no Twitter.