Mundo

Renúncia de Blatter gera avanço, diz presidente de comitê

O presidente do Comitê de Auditoria da FIFA disse que a renúncia de Joseph Blatter é importante para a transformação da entidade


	Logo da FIFA: "quero agradecer ao presidente pela decisão que tomou hoje. Difícil e valente", disse Domenico Scala, do Comitê de Auditoria da entidade
 (FABRICE COFFRINI/AFP)

Logo da FIFA: "quero agradecer ao presidente pela decisão que tomou hoje. Difícil e valente", disse Domenico Scala, do Comitê de Auditoria da entidade (FABRICE COFFRINI/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2015 às 20h00.

O presidente do Comitê de Auditoria da FIFA, Domenico Scala, indicado para comandar o processo eleitoral que definirá o sucessor de Joseph Blatter, que renunciou ao cargo de presidente da FIFA, disse nesta terça-feira que a decisão é importante para a transformação da entidade.

"Quero agradecer ao presidente pela decisão que tomou hoje. Difícil e valente. Nas circunstâncias atuais é a forma mais responsável de garantir uma transição ordenada. Sei que atuou nos melhores interesses da FIFA e do futebol em seu coração", disse.

De acordo com Scala, está criada a "oportunidade para a FIFA avançar mais do que antes e mudar, fundamentalmente o modo em que está estruturada". O presidente do Comitê de Auditoria assegurou ter grande respeito por Blatter e seu papel nas reformas feitas nos últimos anos.

"Me comprometo a trabalhar para realizar as reformas que o presidente impulsionou e para estabelecer as condições para a eleição do novo presidente", garantiu o suíço, que é jurista.

A FIFA aprovou em maio de 2012 uma série de reformas para melhorar a transparência, entre elas fortalecer sua Comissão de Ética, assim como melhor o controle interno, com a Comissão de Audiotoria e Conformidade.

O presidente comunicou hoje sua decisão aos 209 filiados a FIFA. Agora é o momento de ir em frente. Há um importante trabalho para recuperar a confiança e modificar a forma como o público vê a organização", concluiu Scala.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFifaFutebolJoseph Blatter

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal