Mundo

Relatório sobre Chevron sai na próxima semana, diz ANP

O valor da multa a ser aplicada à companhia deverá ser divulgado após a conclusão do relatório

Chevron: o derrame aconteceu em novembro do ano passado, e o poço onde foi detectado o vazamento teve de ser selado (Justin Sullivan/EXAME.com)

Chevron: o derrame aconteceu em novembro do ano passado, e o poço onde foi detectado o vazamento teve de ser selado (Justin Sullivan/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 15h43.

Brasília - O relatório da Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre o vazamento em um poço operado pela Chevron, no ano passado, ficará pronto na próxima semana, disse nesta quarta-feira a diretora-geral da instituição, Magda Chambriard.

"Semana que vem sai o relatório", disse ela após audiência da Câmara dos Deputados. O valor da multa a ser aplicada à companhia deverá ser divulgado após a conclusão do relatório.

Segundo Magda, a agência reguladora está trabalhando junto com o Ministério de Minas e Energia por uma nova lei, com multas mais pesadas.

Mas ela ressaltou que a eventual punição à Chevron, que teve os acidentes antes da mudança legal, não se enquadraria nessa lei mais rigorosa.

Ainda segundo ela, o projeto da nova lei de penalidades deve ser enviado "logo" ao Congresso.

A atual legislação impõe um teto para as multas de aproximadamente 2 milhões de reais. A lei foi elaborada visando principalmente infrações do setor de combustíveis e postos, e não contempla as áreas de exploração e produção, e nem o segmento de etanol.

A proposta que a ANP enviou para o Ministério de Minas e Energia pede para que este teto seja elevado para 30 milhões de reais com a possibilidade de cinco agravantes, o que significa poder multiplicar por cinco o valor da multa, caso aconteça morte, por exemplo.

Vazamento

O derrame aconteceu em novembro do ano passado, e o poço onde foi detectado o vazamento teve de ser selado. Mais tarde, a companhia norte-americana anunciou a suspensão de sua produção no campo de Frade.

A diretora-geral da ANP disse em outra ocasião que a permissão para que a Chevron volte a perfurar e produzir no Brasil ainda não está definida pela agência.

Acompanhe tudo sobre:ANPChevronEmpresasEmpresas americanasEnergiaIndústria do petróleoPetróleo

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã