Mundo

Relatório destaca 1 bilhão com fome no mundo

Dos 125 países pesquisados pelo Instituto Internacional de Pesquisas de Políticas de Alimentação, 25 estão em estado alarmante

República Democrática do Congo é o país em pior situação, com 75% da população subalimentada (Miguel Alvarez/AFP)

República Democrática do Congo é o país em pior situação, com 75% da população subalimentada (Miguel Alvarez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2010 às 10h42.

Washington - A pobreza, os conflitos e a instabilidade política são responsáveis por um bilhão de pessoas com fome no mundo, muitas delas crianças na África e Ásia, destaca o relatório do Índice Global de Fome divulgado nesta segunda-feira.

Dos 122 países incluídos no estudo, 25 têm níveis considerados "alarmantes" de fome, e quatro nações da África registram números "extremamente alarmantes", destaca o relatório anual do Instituto Internacional de Pesquisas de Políticas de Alimentação (IFPRI, na sigla em inglês), da Concern Worldwide e do Welthungerhilfe.

A República Democrática do Congo (RDC) é o país em pior situação, com 75% da população subalimentada. A RDC também tem uma das maiores taxas de mortalidade infantil do mundo, revela o documento.

Três fatores foram utilizados para calcular o Índice Global de Fome (GHI, na sigla em inglês): a proporção de pessoas subalimentadas em um país, a prevalência do baixo peso nas crianças e a mortalidade infantil.

"Um prolongado conflito iniciado no fim dos anos 90 levou ao colapso econômico, ao deslocamento em massa de pessoas e a um estado crônico de insegurança alimentar na RDC", afirma o informe.

Com exceção de Haiti e Iêmen, todos os países que registram níveis "alarmantes" de fome ficam na África subsaariana e na Ásia.

Leia mais notícias sobre alimentos

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAlimentosIndicadores econômicosTrigo

Mais de Mundo

Brasil é vice-lider em competitividade digital na América Latina, mas está entre os 11 piores

John Thune é eleito líder dos Republicanos no Senado, apesar de pressão de aliados de Trump

Biden e Xi realizarão sua terceira reunião bilateral na reunião da APEC em Lima

Após três anos de ausência, Li Ziqi retorna e ganha 900 mil seguidores em um dia