Mundo

Relação etanol/gasolina é a menor desde junho de 2011

A relação entre o preço médio do combustível derivado da cana-de-açúcar e o valor médio da gasolina atingiu 65,93% na segunda semana de novembro


	Combustíveis: o coordenador do IPC da Fipe, Rafael Costa Lima, disse que não há sinais de que a relação venha a sair desse patamar no curto prazo
 (SXC.Hu)

Combustíveis: o coordenador do IPC da Fipe, Rafael Costa Lima, disse que não há sinais de que a relação venha a sair desse patamar no curto prazo (SXC.Hu)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2012 às 13h10.

São Paulo - Abastecer o veículo com etanol segue mais vantajoso para o consumidor da capital paulista, segundo divulgou nesta quarta-feira a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A relação entre o preço médio do combustível derivado da cana-de-açúcar e o valor médio da gasolina atingiu 65,93% na segunda semana de novembro. Trata-se do porcentual mais baixo desde a terceira semana de junho de 2011, quando a relação foi de 65,70%.

De acordo com especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso na comparação com a gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, Rafael Costa Lima, disse que não há sinais de que a relação venha a sair desse patamar no curto prazo. Ele explicou que houve alta da relação no fim do ano passado porque a safra da cana foi ruim e o açúcar estava em alta no mercado internacional.

"Inicialmente, a expectativa era de que a safra fosse ruim de novo este ano, o que não acabou acontecendo. Mas, como eu havia dito na semana passada, a relação não é assim tão significativa a ponto de fazer os consumidores correrem para os postos para abastecer com etanol."

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolGasolinaPetróleo

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame