Mundo

Relação entre etanol e gasolina cai a 71,36% em SP

A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina

Analistas do Santander acreditam que a São Martinho deve ser mais prejudicada por intervenções do governo do que a Cosan (SXC.Hu)

Analistas do Santander acreditam que a São Martinho deve ser mais prejudicada por intervenções do governo do que a Cosan (SXC.Hu)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2011 às 16h32.

São Paulo - A relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina alcançou a marca de 71,36% na primeira semana de dezembro, de acordo com levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O número apurado representou leve recuo, já que, na quarta e última semana de novembro, a relação havia sido de 71,60%.

De acordo com especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

O nível elevado da relação etanol/gasolina está ligado especialmente à alta nos preços que o combustível derivado da cana-de-açúcar vem apresentando nas pesquisas da Fipe em 2011, por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que leva em conta uma base mais ampla de comparação.

Segundo o instituto, o etanol apresentou avanço de 1,51% na primeira quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 7 de dezembro) ante elevação de 1,52% na pesquisa do encerramento do mês passado. A gasolina, por sua vez, mostrou variação positiva de apenas 0,02% contra alta de 0,48% do levantamento anterior. A alta média da inflação na capital paulista passou de 0,60% para 0,49% entre o final de novembro e a primeira quadrissemana de dezembro, de acordo com anúncio feito hoje pela Fipe.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolGasolina

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua