Mundo

Relação entre etanol e gasolina bate recorde em SP

Valor do etanol equivale em média a 80,8% do preço da gasolina na média da capital paulista

O etanol regstrou alta de 10,36% em São Paulo em abril (Petrobras/Divulgação)

O etanol regstrou alta de 10,36% em São Paulo em abril (Petrobras/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2011 às 20h36.

São Paulo - A relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina alcançou a marca de 80,80% em abril, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) divulgado hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O número apurado no mês passado superou a relação de 78,10% registrada em março e é o maior da série histórica da Fipe, iniciada em janeiro de 2003.

De acordo com especialistas em combustíveis, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

No IPC-Fipe, que acelerou para 0,70% em abril ante 0,35% de março, a Fipe constatou que o valor médio do etanol na capital paulista subiu 10,36%, em comparação à alta de 11,69% observada em março. A gasolina, por sua vez, apresentou variação positiva de 6,62%, ante a alta de 1,95% vista em março.

Acompanhe tudo sobre:Biocombustíveiscidades-brasileirasCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolGasolinaInflaçãoMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame