Mundo

Rejeição de acordo fará EUA perderem espaço, diz Biden

A declaração foi feita durante um debate com líderes judeus na Flórida para defender o acordo nuclear


	Os líderes das grandes potências e do Irã durante as negociações: Biden disse que nunca viu um momento em que "nossa capacidade para conduzir a política internacional estivesse tão deteriorada pela disfunção em Washington e no Congresso"
 (AFP)

Os líderes das grandes potências e do Irã durante as negociações: Biden disse que nunca viu um momento em que "nossa capacidade para conduzir a política internacional estivesse tão deteriorada pela disfunção em Washington e no Congresso" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2015 às 15h58.

O vice-presidente Joe Biden advertiu nesta quinta-feira que se os Estados Unidos não cumprirem o acordo nuclear pela rejeição de um Congresso americano "disfuncional", o país perderia espaço no mundo.

A declaração foi feita durante um debate com líderes judeus na Flórida para defender o acordo.

Biden disse que nunca viu um momento em que "nossa capacidade para conduzir a política internacional estivesse tão deteriorada pela disfunção em Washington e no Congresso".

Na mesa redonda em um centro judeu em Davie, Flórida, o vice-presidente afirmou que a pergunta feita pelos líderes mundiais quando discutem algum tema é: "Podem fazê-lo? Seu governo é disfuncional. Conseguirão?".

"Se o presidente (Barack Obama) não conseguir fazer com que se cumpra um acordo que o mundo considera importante, e depois vamos e falamos para a União Europeia que mantenha a pressão sobre a Rússia, que possibilidades acreditam que teremos?" questionou Biden.

Obama e o governo intensificaram a campanha para defender o acordo e convencer os congressistas americanos para que não rejeitem o texto assinado em 14 de julho pelas grandes potências e o Irã em Viena. O objetivo é impedir que a República Islâmica produza armamento nuclear em troca de uma retirada das sanções.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearEstados Unidos (EUA)InfraestruturaIrã - PaísPaíses ricosUsinas nucleares

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA