Pessoa segura guarda-chuva: atualmente, continuam em vigor dois alertas graves por inundações nas planícies de Somerset (AFP)
Da Redação
Publicado em 20 de fevereiro de 2014 às 15h22.
Londres - O Reino Unido experimenta neste ano o inverno mais chuvoso em mais de 100 anos, o que provocou inundações sem precedentes em boa parte do país, informou nesta quinta-feira o Met Office, o Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido.
De acordo dados do serviço, entre 1º de dezembro e 19 de fevereiro caiu uma média de 486,8 milímetros de água, a maior quantidade desde que se têm registros, em 1910.
O número bate o recorde documentado até agora, em 1995, quando caíram 485,1 milímetros de chuva.
As fortes chuvas dos últimos dias causaram graves inundações em boa parte do país, principalmente, no sudeste e sudoeste, onde milhares de pessoas foram retiradas das casas e a comunicação cortada.
Atualmente, continuam em vigor dois alertas graves por inundações nas planícies de Somerset, e 75 alertas de menor gravidade em outros pontos da Inglaterra e no País de Gales.
Junto com o intenso período de chuvas, o Met Office anunciou que este inverno será também um dos mais quentes registrados, apesar de, por enquanto, não informar dados mais detalhados.