Mundo

Reino Unido move ação contra o BCE

Governo britânico reclama de regra defendida pelo banco que obrigaria as casas de câmbio de Londres a se mudarem para países da zona do euro

Logo do BCE: processado pelo governo britânico (Daniel Roland/AFP)

Logo do BCE: processado pelo governo britânico (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2011 às 17h45.

Londres - O governo britânico anunciou nesta quarta-feira que está movendo uma ação contra o Banco Central Europeu (BCE) ante a justiça europeia, para se opor a uma regulamentação que poderia obrigar algumas casas de câmbio a mudar sua sede de Londres para algum país da Zona do Euro.

"Iniciamos uma ação contra o Banco Central Europeu ante a Corte de Justiça da União Europeia", disse um porta-voz do ministério das Finanças à AFP.

Procurado pela AFP, o BCE não quis fazer comentários.

A Grã-Bretanha se opõe a uma regra proposta pelo BCE, que prevê que as casas de câmbio que trabalham com a moeda única europeia sejam obrigatoriamente baseadas na zona euro. Em consequência, algumas delas teriam que mudar-se de Londres para Paris ou Frankfurt.

"Esta decisão contradiz as leis e princípios fundamentais do mercado único de Europa, impedindo a compensação de certos produtos financeiros fora da Zona Euro", disse o porta-voz do Ministério de Finanças britânico.

Uma das principais câmaras de compensação de Londres é a LCH.Clearnet, que o grupo acionário britânico London Stock Exchange (LSE) quer comprar.

As casas de câmbio têm uma função fundamental nos mercados organizados, e são cada vez mais importante nas transações efetuadas fora deles.

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaJustiçaPaíses ricosRegulamentaçãoReino Unido

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA