Logo do BCE: processado pelo governo britânico (Daniel Roland/AFP)
Da Redação
Publicado em 14 de setembro de 2011 às 17h45.
Londres - O governo britânico anunciou nesta quarta-feira que está movendo uma ação contra o Banco Central Europeu (BCE) ante a justiça europeia, para se opor a uma regulamentação que poderia obrigar algumas casas de câmbio a mudar sua sede de Londres para algum país da Zona do Euro.
"Iniciamos uma ação contra o Banco Central Europeu ante a Corte de Justiça da União Europeia", disse um porta-voz do ministério das Finanças à AFP.
Procurado pela AFP, o BCE não quis fazer comentários.
A Grã-Bretanha se opõe a uma regra proposta pelo BCE, que prevê que as casas de câmbio que trabalham com a moeda única europeia sejam obrigatoriamente baseadas na zona euro. Em consequência, algumas delas teriam que mudar-se de Londres para Paris ou Frankfurt.
"Esta decisão contradiz as leis e princípios fundamentais do mercado único de Europa, impedindo a compensação de certos produtos financeiros fora da Zona Euro", disse o porta-voz do Ministério de Finanças britânico.
Uma das principais câmaras de compensação de Londres é a LCH.Clearnet, que o grupo acionário britânico London Stock Exchange (LSE) quer comprar.
As casas de câmbio têm uma função fundamental nos mercados organizados, e são cada vez mais importante nas transações efetuadas fora deles.