Mundo

Reino Unido: inflação de junho acelera e atinge 9,4%, nível mais alto em 40 anos

Essa aceleração é a mais alta desde abril de 1982

Reino Unido: economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam que a inflação chegasse a 9,3% (Silas Stein/picture alliance/Getty Images)

Reino Unido: economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam que a inflação chegasse a 9,3% (Silas Stein/picture alliance/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de julho de 2022 às 08h29.

A inflação no Reino Unido acelerou em junho para uma nova alta de quatro décadas, impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis e alimentos. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) aumentou 9,4% no ano, na leitura mais alta desde abril de 1982, acelerando em relação à taxa anual de 9,1% de maio, segundo dados do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS) divulgados nesta quarta-feira, 20.

Economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam que a inflação chegasse a 9,3%. A aceleração da inflação foi impulsionada pelo aumento dos preços dos combustíveis e alimentos, que foram apenas ligeiramente compensados pela queda dos preços dos carros usados, disse o ONS

O núcleo de preços ao consumidor, medida que exclui as categorias voláteis de alimentos e energia, diminuiu para 5,8% em junho, de 5,9% em maio, registrando uma segunda queda consecutiva na taxa anual. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também: 

Rishi Sunak avança na disputa para designar primeiro-ministro britânico

Parlamento do Sri Lanka elege substituto para presidente que fugiu em meio a grave crise

Acompanhe tudo sobre:EuroInflaçãoReino UnidoZona do Euro

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado