Reino Unido enfrentará anos de conversas para Brexit, diz Juncker

Executivo-chefe da União Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que os britânicos receberão uma conta muito elevada pela saída do bloco

Bruxelas - O Reino Unido precisará de anos para negociar um futuro acordo comercial com a União Europeia depois da decisão de sair do bloco e receberá uma "conta muito elevada" de Bruxelas ao sair, disse o executivo-chefe do bloco, Jean-Claude Juncker, nesta terça-feira.

Observando que as conversas do Brexit, que devem ter início no mês que vem, irão durar dois anos antes de Londres romper com a UE, Juncker disse em um discurso ao Parlamento da Bélgica: "Para acertar a arquitetura futura das relações entre o Reino Unido e a União Europeia, precisaremos de anos".

Referindo-se ao pagamento que a UE irá pedir a Londres para cobrir gastos futuros do bloco com os quais o Reino Unido se comprometeu como membro da UE, ele acrescentou: "Os britânicos deveriam saber disso, eles já sabem disso, que não será com desconto ou custo zero. Os britânicos precisam respeitar os compromissos que se envolveram em fazer. Então a conta será, para colocar de forma um pouco áspera, muito elevada".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.