Mundo

Rei da Espanha não pensa em abdicar do trono pelo filho

A declaração oficial foi uma resposta aos boatos que circularam nos últimos dias


	O rei da Espanha, Juan Carlos: as especulações da imprensa aumentaram depois que ontem divulgaram que o monarca irá operar uma hérnia de disco
 (Allison Joyce/ Getty Images)

O rei da Espanha, Juan Carlos: as especulações da imprensa aumentaram depois que ontem divulgaram que o monarca irá operar uma hérnia de disco (Allison Joyce/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 10h53.

Madri - O Rei Juan Carlos da Espanha não considerou em nenhum momento a possibilidade de abdicar do trono nem deve fazê-lo, segundo informaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes da Casa Real.

A instituição se manifestou assim devido à circulação de informações nos últimos dias especulando que o chefe de Estado estivesse considerando a possibilidade de abdicar por seu filho, o príncipe Felipe.

Nesta semana, o líder do Partido Socialista da Catalunha, Pere Navarro, pediu a abdicação do monarca em favor de seu filho, o Príncipe das Astúrias, para liderar uma "segunda transição" na Espanha.

Em resposta às declarações, o opositor Partido Socialista as rejeitou e anunciou que não endossa em absoluto o pedido, enquanto o Partido Popular, de situação, considerou as palavras de Navarro "insensatas e improcedentes".

As especulações da imprensa sobre o fato de que o rei estaria considerando abdicar também aumentaram depois que ontem divulgaram que o monarca irá operar uma hérnia de disco no dia 3 de março, uma operação cirúrgica que acontecerá algo mais de três meses depois que foi implantada uma prótese no quadril esquerda.

Esta será a 11ª operação cirúrgica à qual se submete o Chefe do Estado espanhol desde a década de 1980. 

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaPiigs

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua