Mundo

Registrada primeira contaminação de ebola fora da África

Enfermeira espanhola, que não teve identidade revelada, foi levada com febre ao hospital Alcorcón, nos arredores de Madri, no domingo e está em uma área isolada

Garcia Viejo indo para ambulância: enfermeira espanhola contraiu ebola ao cuidar do paciente (Ministry of Defence/Handout/Reuters)

Garcia Viejo indo para ambulância: enfermeira espanhola contraiu ebola ao cuidar do paciente (Ministry of Defence/Handout/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2014 às 16h34.

Madri - Uma enfermeira espanhola contraiu ebola após tratar um missionário com a doença em um hospital em Madri, informou o Ministério da Saúde espanhol. É o primeiro registro de transmissão do vírus fora da África.

A enfermeira, que não teve a identidade revelada, foi levada com febre para o hospital Alcorcón, nos arredores de Madri, no domingo e está em uma área isolada.

De acordo com a ministra da Saúde espanhola, Ana Mato, a contaminação foi confirmada por dois testes.

O diretor de Saúde Primária espanhol, Antonio Alemany, informou que está sendo elaborada uma lista de pessoas com as quais a enfermeira teve contato.

A profissional de saúde ajudou a tratar o padre espanhol de 69 anos, Manuel Garcia Viejo, que morreu em 25 de agosto, após ser infectado com ebola em Serra Leoa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o surto de Ebola matou mais de 3.400 pessoas.

Norueguesa infectada

A organização Médicos Sem Fronteiras informou nesta segunda-feira que uma médica norueguesa foi infectada pelo ebola em Serra Leoa e está retornando para seu país de origem.

A secretária-geral da organização na Noruega, Anne-Cecilie Kaltenborn, afirmou que a médica começou a se sentir mal no fim de semana e foi isolada após ter febre no domingo. Testes de laboratório confirmaram a contaminação.

"Ainda não sabemos como ela foi infectada", afirmou Kaltenborn. "Ela será colocada em uma local isolado em um hospital em Oslo, quando chegar na cidade", completou.

O ministro da Saúde norueguês, Bent Hoie, afirmou que o país está pronto para receber a paciente e que profissionais de saúde têm se preparado por mês para tratar pessoas infectadas pelo vírus.

A médica deve chegar à Noruega até a manhã de terça-feira. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEbolaEpidemiasEspanhaEuropaPiigsSaúde

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países