Síria: a TV pública síria afirmou que região está livre do terrorismo (Ali Hashisho/Reuters)
AFP
Publicado em 25 de abril de 2018 às 09h53.
O regime sírio assumiu o controle de Qalamun Oriental, região próxima a Damasco, após a saída dos rebeldes, anunciou a imprensa estatal nesta quarta-feira, o que significa que o regime de Bashar Al-Assad consolidou sua presença nos arredores da capital.
O processo de evacuação, imposto pelo regime, começou no sábado, nas localidades de Ruhaiba, Nasiriya e Yairud, em Qalamun Oriental, ao nordeste de Damasco. Milhares de combatentes e civis foram levados para zonas rebeldes do norte da Síria.
"Fim das operações de saída de terroristas e de suas famílias nas localidades de Qalamun Oriental. A região está livre do terrorismo", anunciou a TV pública síria em uma barra de informações, utilizando o termo aplicado pelo regime para designar os rebeldes.
Na terça-feira e quarta-feira, as forças de segurança entraram nas localidades de Ruhaiba e Yairud, onde a bandeira nacional foi hasteada.
A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou que o "último comboio" que deixou Qalamun Oriental, com centenas de combatentes e civis a bordo, chegou de madrugada aos territórios do norte, controlados por rebeldes pró-Turquia.
O anúncio coincide com a ofensiva que o regime de Assad executa contra o último reduto do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na periferia sul da capital, depois de retomar dos rebeldes o reduto de Ghouta Oriental, também ao sul de Damasco.
Desde 2011, o conflito na Síria ganhou complexidade, com o envolvimento de grupos jihadistas e potências estrangeiras. A guerra deixou mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.