Mundo

"Recuperação econômica impulsiona lucros, não salários"

Bernanke reiterou aos parlamentares em um segundo dia de pronunciamento que tem preocupações de que o rápido declínio da taxa de desemprego possa não ser sustentável

Bernanke: "Melhora continuada no mercado de trabalho deve exigir crescimento mais forte em demanda final e produção" (Mark Wilson/Getty Images)

Bernanke: "Melhora continuada no mercado de trabalho deve exigir crescimento mais forte em demanda final e produção" (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2012 às 17h41.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - A recuperação econômica dos Estados Unidos tem impulsionado os lucros mais que os salários, o que pode ser o motivo de muitos norte-americanos ainda estarem inseguros com as perspectivas, disse nesta quinta-feira o chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 3 por cento no quarto trimestre, mas dados divulgados nesta quinta-feira apontaram uma estagnação no gasto do consumidor.

"A parcela dos lucros sobre o PIB está incomumente elevada, a fatia de renda dos assalariados está menor que o normal", afirmou Bernanke a parlamentares.

Bernanke reiterou aos parlamentares em um segundo dia de pronunciamento que tem preocupações de que o rápido declínio da taxa de desemprego possa não ser sustentável.

"Ainda há um pouco de contradição entre a melhora no mercado de trabalho e a velocidade da recuperação como um todo", disse. "Você ainda tem um gasto com consumo crescendo de forma relativamente fraca."

Defendendo a política monetária expansionista do Fed, Bernanke disse que as medidas de estímulo heterodoxas estão afastando a possibilidade de deflação.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPaíses ricosEstados Unidos (EUA)DesempregoEconomistasBen Bernanke

Mais de Mundo

Representantes de Lula e Trump se reúnem nos EUA para discutir tarifas

4 pontos para entender a briga dos pilotos e suposto ataque terrorista em voo para Israel

Netanyahu diz que piloto parece ter tentado derrubar avião em voo para Israel

Israel investiga possível ataque terrorista em voo desviado para Arábia Saudita