Mundo

Reconstrução exigirá “centenas de milhões de reais”, diz Cabral

Governador do estado visitou neste sábado Nova Friburgo, o município mais atingido pela enxurrada da última quarta-feira (12).

Sergio Cabral, à esquerda, em visita a Nova Friburgo, um das mais atingidas pelas chuvas (Agência Brasil)

Sergio Cabral, à esquerda, em visita a Nova Friburgo, um das mais atingidas pelas chuvas (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2011 às 16h32.

Nova Friburgo - A reconstrução dos municípios castigados pela chuva e por deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro pode envolver “centenas de milhões de reais”, segundo o governador Sérgio Cabral. Hoje (15), ele visitou Nova Friburgo, o município mais atingido pela enxurrada da última quarta-feira (12).

“Aqui as perdas mais importantes são das vidas. É até difícil falar em números [para reconstruir a cidade], mas são muitas centenas de milhões de reais. Mas não é hora de falar nisso, é hora de continuar resgatando pessoas”, afirmou Cabral. Ele disse estar emocionado com a solidariedade demonstrada pela população neste momento de “precariedade”.

No início da tarde, o governador visitou o hospital de campanha montado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sedesc), no centro da cidade, e conversou com pessoas que estavam recebendo atendimento. Segundo Cabral, muitos deles tinham, além de traumas físicos, abalos emocionais.

De acordo com a Sedesc, foram realizados ontem (14) 77 atendimentos na unidade, além de 15 tomografias e 110 exames laboratoriais. Hoje, somente pela manhã, o balanço parcial apontava 88 atendimentos, na maior parte dos casos de pessoas com hipertensão e diabete. Todos os casos de trauma estão sendo levados para o hospital de campanha montado pela Marinha, próximo à prefeitura, também no centro.

Na unidade militar, que começou a funcionar na tarde de ontem (14), foram feitos 292 atendimentos - 75% de casos de clínica médica, 20% de ortopedia e 5% de pediatria.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisDeslizamentosEnchentesMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano