Mundo

Recém-eleito, Macron enfrenta primeiro protesto contra reformas

Com cartazes contrários à precariedade das relações trabalhistas, a chamada Frente Social iniciou o protesto às 14h locais na Praça da República, em Paris

Protesto em Paris: manifestantes criticaram especialmente a reforma trabalhista proposta por Macron (Jean-Paul Pelissier/Reuters)

Protesto em Paris: manifestantes criticaram especialmente a reforma trabalhista proposta por Macron (Jean-Paul Pelissier/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de maio de 2017 às 12h49.

Paris - Cerca de mil manifestantes foram às ruas do centro de Paris nesta segunda-feira para criticar as políticas liberais do presidente eleito da França, Emmanuel Macron, e alertaram o novo governante para não tocar nas conquistas sociais.

Com cartazes contrários à precariedade das relações trabalhistas, a chamada Frente Social, formada por sindicatos e associações, iniciou o protesto às 14h locais (9h em Brasília) na Praça da República da capital. A marcha acabou na Praça da Bastilha.

Os manifestantes criticaram especialmente a reforma trabalhista proposta por Macron, que defende, entre outras coisas, que as jornadas sejam acordadas entre funcionários e empresas, e não em acordos coletivos como ocorre atualmente no país.

Alguns momentos de tensão entre manifestantes e policiais foram registrados no fim do ato. As autoridades ainda não informaram se houve prisões ou feridos durante o protesto.

Ontem, uma manifestação anticapitalista em Paris terminou com nove pessoas presas. Atos similares foram realizados nas cidades de Nantes, Lyon, Grenoble, Estrasburgo e Poitiers.

Há duas semanas, quando os franceses foram às urnas para o primeiro turno das eleições presidenciais, protestos contra Macron e sua adversária no pleito, a líder da extrema direita Marine Le Pen, também terminaram em violência.

Macron, de 39 anos, que será o presidente mais jovem da história da França, obteve 66,1% dos votos contra 33,9% de Le Pen.

Acompanhe tudo sobre:Emmanuel MacronFrançaProtestos no mundo

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal