Mundo

Receber todos refugiados seria vitória para EI, diz França

País pediu plano de ação para garantir que a diversidade do Oriente Médio permaneça, apesar da crise crescente.


	Militantes do Estado Islâmico: cerca de 60 países, incluindo ministros do Iraque, Jordânia, Turquia e Líbano, se encontraram em Paris nesta terça-feira
 (AFP)

Militantes do Estado Islâmico: cerca de 60 países, incluindo ministros do Iraque, Jordânia, Turquia e Líbano, se encontraram em Paris nesta terça-feira (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2015 às 08h19.

Paris - A França alertou nesta terça-feira que seria um erro caso a Europa recebesse todos os refugiados procurados por militantes do Estado Islâmico na Síria e Iraque e pediu um plano de ação para garantir que a diversidade do Oriente Médio permaneça, apesar da crise crescente.

Cerca de 60 países, incluindo ministros do Iraque, Jordânia, Turquia e Líbano, se encontraram em Paris nesta terça-feira para garantir medidas que facilitem o retorno de refugiados, encorajando governos regionais a darem um papel político a minorias e assegurando que não haja impunidade para crimes contra a humanidade.

"É muito difícil, mas se todos estes refugiados vierem à Europa ou outro lugar, então o Estado Islâmico ganhou o jogo", disse o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, à rádio RTL.

"O objetivo (desta conferência) é que o Oriente Médio continue o Oriente Médio, que significa uma região de diversidade onde existem cristãos, yazidis etc", disse.

De acordo com diplomatas franceses, a conferência também deveria avaliar garantias financeiras que poderiam ser usadas para melhorar a situação de refugiados nos Estados vizinhos, desde a reconstrução de infraestrutura até a restauração de serviços básicos ou treinamento da polícia local.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEuropaFrançaPaíses ricosRefugiadosTerrorismo

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA