Mundo

Rebelião em presídio no México deixa ao menos 13 mortos

Pelo menos 13 presos morreram e 65 ficaram feridos após uma briga entre gangues no Presídio de La Pila, em San Luis Potosí, na região central do México

Parentes esperam por notícias do lado de fora do Presídio de La Pila, em San Luis Potosí, no México, após briga que deixou pelo menos 13 mortos (REUTERS/Stringer)

Parentes esperam por notícias do lado de fora do Presídio de La Pila, em San Luis Potosí, no México, após briga que deixou pelo menos 13 mortos (REUTERS/Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2013 às 12h16.

Bogotá – Pelo menos 13 presos morreram e 65 ficaram feridos após uma briga entre gangues no Presídio de La Pila, em San Luis Potosí, na região central do México.

Segundo o governador Fernando Toranzo Fernández, a situação está controlada e 22 detentos estão internados em estado grave devido aos confrontos que ocorreram na madrugada de ontem (28).

Em entrevista na noite de ontem, o governador negou que tenha havido demora das autoridades para controlar a rebelião e disse que os funcionários serão investigados para apurar responsabilidades.

A revolta atingiu quase 75% dos dormitórios da penitenciária e os presos usaram armas brancas de fabricação caseira, segundo o comunicado divulgado pelo governo antes da coletiva.

A situação carcerária no México enfrenta uma situação delicada e é considerada uma das piores da América Latina. Segundo a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) do país, no período de 2011 até o primeiro semestre de 2012 foram registradas 278 mortes de presos no interior de penitenciárias mexicanas por brigas, assassinatos e suicídios. Os números fazem parte de um relatório da CNDH divulgado no ano passado.

A superpopulação carcerária é um problema presente em todas as prisões mexicanas, onde também são registrados altos índices de rebeliões e fugas. De acordo com o levantamento da CNDH, o país tem 237.580 presos, número bem maior que capacidade oferecida pelas penitenciárias, que somam 188.147 vagas.

*Com informações da Telesur e do site do governo de San Luis Potosí

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMéxicoMortesPrisões

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA