Mundo

Rebeldes curdos matam três policiais turcos e um civil

Um carro-bomba explodiu nesta quarta-feira durante a passagem de um veículo policial, o que causou a morte a um civil e deixou um agente ferido


	Curdos na Turquia: três policiais morreram e um quarto ficou ferido na terça-feira em um ataque do PKK
 (Sertac Kayar / Reuters)

Curdos na Turquia: três policiais morreram e um quarto ficou ferido na terça-feira em um ataque do PKK (Sertac Kayar / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2015 às 13h01.

Ancara - Três policiais, um soldado e um civil turcos morreram nas últimas horas em enfrentamentos das forças de segurança com membros da guerrilha curda do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no sudeste da Turquia.

Um carro-bomba explodiu nesta quarta-feira durante a passagem de um veículo policial em Dargeçit, uma cidade da província sudeste de Mardin, o que causou a morte de um civil e deixou um agente ferido.

Em Silvan, uma cidade do sudeste onde três bairros estão desde no último dia 2 sob toque de recolher, morreu hoje um militar e outro ficou ferido em um ataque da guerrilha.

A situação nesta cidade de 90 mil habitantes é extremamente tensa e veículos blindados do Exército patrulham por sua ruas.

Dois civis morreram nesta cidade na segunda-feira e outros cinco ficaram feridos em enfrentamentos entre as forças de segurança e simpatizantes e membros da guerrilha, segundo o jornal "Hürriyet".

Ali Aslan, um deputado do partido pró curdo HDP, denunciou hoje que a cidade está rodeado por tanques e que algumas testemunhas afirmam que o Exército está disparando desde helicópteros.

"Há um contínuo desdobramento militar na cidade", explicou o deputado ao jornal "BirGün", assegurando que as forças armadas estão atacando a população civil.

Outros três policiais morreram e um quarto ficou ferido na terça-feira em um ataque do PKK em Silopi, outra cidade do sudeste e onde também está imposto o toque de recolher desde o último dia 2 de novembro.

Um veículo policial que patrulhava a cidade foi atacado ontem à noite com lança-foguetes e rifles de longo alcance.

Os quatro ocupantes ficaram gravemente feridos e três deles morreram depois no hospital para onde foram transferidos.

A situação em Silopi é muito tensa, com confrontos de rua entre as forças de segurança e simpatizantes do PKK que se estendeu a outras cidades da região, onde o Exército patrulha com veículos blindados.

Texto atualizado às 14h01.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaExplosõesMortesTurquiaViolência urbana

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico