Mundo

Rebeldes capturam base em província no leste da Síria

Segundo fontes da oposição, conquista enfraquece controle do presidente Bashar al-Assad na estratégica região que faz fronteira com o Iraque


	"A base militar de Mayadeen caiu às 8h30 (4h30 do horário de Brasília)", disse o membro do Conselho Revolucionário Militar
 (Muhamad Al-Younis/Reuters)

"A base militar de Mayadeen caiu às 8h30 (4h30 do horário de Brasília)", disse o membro do Conselho Revolucionário Militar (Muhamad Al-Younis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 08h18.

Amã - Rebeldes sírios capturaram uma base de artilharia do Exército na província produtora de petróleo no leste do país Deir al-Zor, nesta quinta-feira, enfraquecendo o controle do presidente Bashar al-Assad na estratégica região que faz fronteira com o Iraque, informaram várias fontes da oposição.

"A base militar de Mayadeen caiu às 8h30 (4h30 do horário de Brasília)", disse o membro do Conselho Revolucionário Militar da província, Abu Laila, à Reuters. Ele disse que 44 combatentes rebeldes foram mortos durante o cerco à base.

"Todo o interior, desde a fronteira iraquiana, e ao longo do Eufrates, até a cidade de Deir al-Zor, está sob controle dos rebeldes." A captura da base segue a de um aeroporto militar a 80 quilômetros a sudeste da fronteira iraquiana na semana passada. Rebeldes invadiram diversas bases no norte e no centro do país, indicando uma crescente força militar, de acordo com fontes da oposição e diplomatas.

Porém, nenhuma grande cidade está nas mãos da oposição e o poder aéreo de Assad garante que o domínio dos rebeldes em muitas partes do país continue tênue. Tentativas de unificar o comando rebelde tiveram pouco progresso.

O líder tribal da província, Sheikh Nawaf al-Bashir, disse que a queda de Mayadeen deixa Assad com três grandes bases militares restantes sob seu controle na região.

A estrada principal para o Iraque, desde a periferia da cidade até a travessia da fronteira em Albu Kamal, está agora sob domínio dos rebeldes, disse.

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadGuerrasPolíticosPrimavera árabeSíria

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia