Mundo

Rajoy nega conhecimento de caixa 2 em depoimento a tribunal

A negativa diz respeito a um suposto esquema de financiamento ilegal dentro do Partido Popular (PP)

Mariano Rajoy: ele é o primeiro premiê em exercício na Espanha a ser convocado a um tribunal como testemunha (Reuters TV/Reuters)

Mariano Rajoy: ele é o primeiro premiê em exercício na Espanha a ser convocado a um tribunal como testemunha (Reuters TV/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 26 de julho de 2017 às 09h55.

San Fernando de Henares - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, negou nesta quarta-feira ter qualquer conhecimento de um esquema de financiamento ilegal dentro de seu Partido Popular (PP), e disse que não receber qualquer pagamento ilícito, ao prestar depoimento em um tribunal como parte de um longo caso de corrupção.

Rajoy é o primeiro premiê em exercício na Espanha a ser convocado a um tribunal como testemunha. O julgamento é centrado em acusações de corrupção envolvendo empresas e governos de pequenas cidades, mas envolveu o primeiro-ministro e levou a alegações de uso de caixa 2 dentro de seu partido.

Questionado no tribunal se sabia que havia um esquema de financiamento ilegal para campanhas eleitorais dentro do partido e doação de dinheiro por doadores anônimos, Rajoy disse: "Nunca".

"Eu nunca ouvi nada porque, como já disse, eu nunca fui responsável por questões financeiras dentro do partido", disse Rajoy.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEspanhaPartidos políticos

Mais de Mundo

O que é o pó rosa jogado em Los Angeles para combater incêndios

Coreia do Sul irá reformar pistas de vários aeroportos após acidente da Jeju Air

Novo primeiro-ministro francês enfrenta primeiro momento-chave para sobrevivência de seu governo

Posse de Trump tem esquema de segurança contra ameaça de "lobos solitários"