Mundo

Explicações sobre NSA são satisfatórias, diz Rajoy

Primeiro-ministro espanhol conversou com o presidente americano poucos meses após a polêmica suscitada pelas revelações sobre as atividades de espionagem

Presidente Barack Obama cumprimenta o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, após encontro na sala oval da Casa Branca, em Washington (Kevin Lamarque/Reuters)

Presidente Barack Obama cumprimenta o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, após encontro na sala oval da Casa Branca, em Washington (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2014 às 21h08.

O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou nesta segunda-feira que as explicações dos Estados Unidos sobre as operações de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) são "satisfatórias".

Rajoy conversou com o presidente americano, Barack Obama, no Salão Oval da Casa Branca, poucos meses após a polêmica suscitada pelas revelações sobre as atividades de espionagem da NSA, em particular sobre os aliados europeus dos Estados Unidos.

O líder espanhol declarou à imprensa que seu governo e a administração americana realizaram "consultas completas" sobre este tema e que as explicações de Washington foram "satisfatórias".

No final de outubro, a imprensa espanhola revelou que os serviços de Inteligência dos Estados Unidos "grampearam" milhões de comunicações eletrônicas na Espanha.

Segundo o jornal "El Mundo", a NSA espionou mais de 60 milhões de telefonemas em apenas um mês no país entre o final de 2012 e início de 2013.

O encontro entre os dois líderes teve um claro acento econômico, no qual Rajoy ressaltou a recuperação econômica da Espanha e o potencial comercial e de investimentos entre os dois países.

"Hoje na Espanha observamos o futuro com mais otimismo", disse o presidente espanhol.

Rajoy e Obama também repassaram os esforços de cooperação em segurança internacional, especialmente na manutenção da ordem no norte da África.

A relação bilateral sobre segurança entre Espanha e Estados Unidos "jamais esteve tão forte", destacou Obama.

Rajoy realiza uma visita de dois dias a Washington - a primeira de caráter oficial aos Estados Unidos - na qual se reunirá ainda com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, empresários e legisladores americanos.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspanhaEspionagemEuropaNSAPiigs

Mais de Mundo

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal

Japan Airlines restabelece sistema após sofrer ciberataque