Mundo

Rainha Elizabeth II celebra seus 92 anos com um concerto

Elizabeth II está à frente da Commonwealth desde a morte de seu pai, o rei Jorge VI, em 1952

Rainha Elizabeth II: a decana dos monarcas costuma festejar seu aniversário duas vezes (Suzanne Plunkett /WPA Pool/Getty Images/Getty Images)

Rainha Elizabeth II: a decana dos monarcas costuma festejar seu aniversário duas vezes (Suzanne Plunkett /WPA Pool/Getty Images/Getty Images)

Karin Salomão

Karin Salomão

Publicado em 21 de abril de 2018 às 12h08.

Londres (AFP) - A rainha Elizabeth II celebrou neste sábado seus 92 anos com as tradicionais salvas de canhão em sua homenagem, e acompanhará um concerto por ocasião da cúpula da Commonwealth (Comunidade Britânica) realizada em Londres.

Como é tradicional, o aniversário de Sua Majestade foi saudado com 41 tilros de canhão no Hyde Park e 62 na Torre de Londres, enquanto que na mudança da guarda real no Palácio de Windsor, uma banda militar tocou "Parabéns para Você".

Nascida em 21 de abril de 1926, e rainha desde 1952, a decana dos monarcas costuma festejar seu aniversário duas vezes: em particular, no dia de seu nascimento, e depois em uma cerimônia oficial no mês de junho, no verão europeu, para escapar da caprichosa meteorologia britânica.

Mas, desta vez, a rainha e sua família assistirão um concerto no Royal Albert Hall de Londres, batizado "Festa de aniversário da rainha", com artistas procedentes dos 53 países da Commonwealth.

A Comunidade Britânica agrupa as nações que foram colonizadas ou estiveram sob o controle do Reino Unido.

A australiana Kylie, o canadense Shawn Mendes, o grupo sul-africano Ladysmith Black Mambazo e a estrela jamaicana do reggae Shaggy figuram entre os artistas que participam no show, além dos britânicos Tom Jones, Craig David e Sting, entre outros.

Os dirigentes da Commonwealth anunciaram na sexta-feira que o príncipe Charles, filho da rainha Elizabeth II, a sucederá como chefe da organização, um simbólico e não herditário.

Elizabeth II está à frente da Commonwealth desde a morte de seu pai, o rei Jorge VI, em 1952. A soberana reduziu nos últimos anos seus compromissos oficiais, e parece passar pouco a pouco essas obrigações ao príncipe Charles, de 69 anos.

O marido da rainha, o duque de Edimburgo, 96 anos, aposentou-se como consorte real em agosto de 2017, tendo participado em mais de 22.000 eventos públicos oficiais desde a coroação de sua esposa em 1952.

Ele não se retirou completamente da vida pública e continua acompanhando a rainha, quando deseja, em algumas aparições públicas. Só que, recentemente, foi submetido com sucesso a uma cirurgia de prótese no quadril, tendo de permanecer internado vários dias.

O duque de Edimburgo aposentou-se como consorte real em agosto de 2017, tendo participado em mais de 22.000 eventos públicos oficiais desde a coroação de sua esposa em 1952.

No entanto, ele não se retirou completamente da vida pública e continua acompanhando a rainha, quando deseja, em algumas aparições públicas. Os especialistas, por sua vez, asseguram que a rainha não prevê abdicar ao trono.

Acompanhe tudo sobre:Família real britânicaInglaterraRainha Elizabeth IIReino Unido

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil