Mundo

Pyongyang responde a propaganda sul-coreana com panfletos

Os panfletos, enviados por balões de hélio, são uma resposta aparente aos programas sul-coreanos de propaganda por alto-falantes


	Coreia do Norte: este método de guerra psicológica remonta ao início do conflito, quando alto-falantes circulavam ao longo da linha de frente
 (YONHAP / AFP)

Coreia do Norte: este método de guerra psicológica remonta ao início do conflito, quando alto-falantes circulavam ao longo da linha de frente (YONHAP / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2016 às 08h48.

Priorizar nos meus resultados Google

Pyongyang conseguiu distribuir na semana passada quase um milhão de panfletos na Coreia do Sul, anunciou Seul nesta segunda-feira, o que representa uma nova escalada na guerra de propaganda iniciada após último teste nuclear norte-coreano.

Os panfletos, enviados para o outro lado da fronteira entre os países por balões de hélio, são uma resposta aparente aos programas sul-coreanos de propaganda transmitidos pelos potentes alto-falantes voltados para o Norte.

A Coreia do Norte já havia respondido aos programas, que misturam canções pop sul-coreanas e mensagens políticas, com a transmissão de programas para o Sul, mas a potência dos aparelhos sul-coreanos saiu vitoriosa na batalha de decibéis.

Este método de guerra psicológica remonta ao início do conflito entre os dois lados (1950-1953), quando unidades móveis equipadas com alto-falantes circulavam ao longo da linha de frente.

O ministério sul-coreano da Defesa informou nesta segunda-feira que o Norte enviou diariamente os panfletos, que alcançaram quase um milhão de unidades em uma semana.

Muitos foram encontrados perto da província, na província de Gyeonggi, mas alguns chegaram a Seul.

A Coreia do Norte coloca temporizadores nos balões de hélio para controlar a explosão e o momento em que devem liberar a carga de panfletos, segundo Seul.

Um pacote de quase 10.000 panfletos, cujo balão não chegou a explodir, caiu na semana passada sobre um veículo.

Além dos alto-falantes, Seul estuda a possibilidade de instalar painéis eletrônicos gigantes na fronteira para difundir suas mensagens e vídeos.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaCoreia do Sul

Mais de Mundo

Senadores dos EUA acusam Trump de interferir na eleição do Brasil e citam encontro com Flávio

Sucessão na ONU: candidatos vão à nova sondagem, mas jogo do veto começa em outubro

EUA cancelam vistos de autoridades e juízes da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru

Como estão as negociações entre EUA e Irã após Trump rejeitar proposta de Teerã?