Mundo

Putin lidera ranking dos mais poderosos da Forbes

O presidente russo foi escolhido o homem mais poderoso do mundo em 2014, com Barack Obama em 2º e a presidente Dilma em 31º lugar


	Vladimir Putin, presidente russo: "em 2014, o presidente russo exibiu sua força", diz a Forbes
 (Marko Djurica/Reuters)

Vladimir Putin, presidente russo: "em 2014, o presidente russo exibiu sua força", diz a Forbes (Marko Djurica/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2014 às 13h58.

Nova York - O presidente russo Vladimir Putin foi escolhido como o homem mais poderoso do mundo em 2014, ficando à frente de seu colega americano Barack Obama, segundo ranking de 72 personalidades elaborado pela revista Forbes.

A presidente Dilma Rousseff se encontra em 31º. lugar, à frente do bilionário Ruper Murdoch e da chefe do FMI, Christine Lagarde. A presidente, contudo, sofreu uma queda significativa, já que na última lista publicada pela revista ela ocupava o 20º lugar do ranking.

"Em 2014, o presidente russo exibiu sua força em nível mundial anexando a Crimeia, colocando em cena uma guerra subsidiária na Ucrânia e assinando um acordo com a China para construir um gasoduto de mais de 70 bilhões de dólares", explicou a Forbes.

Em 2013, Putin tirou Obama do primeiro lugar da lista que a respeitada revista americana divulga pelo sexto ano.

Enquanto o poder do presidente russo se afirma, Obama sofreu na terça-feira uma dura derrota nas eleições americanas de meio mandato e deverá governar os dois anos que lhe resta na Casa Branca com um Congresso com maioria republicana.

Logo abaixo de Putin e Obama aparecem na lista da Forbes() o presidente chinês Xi Jinping (3º), o papa Francisco (4º) e a chanceler alemã Angela Merkel (5º).

Entre os dez primeiros colocados se encontram a presidente do Fed, Janet Yellen (6ª), seu homólogo do Banco Central Europeu (BCE),o fundador da Microsoft, Bill Gates (7°), o italiano Mario Dragui (8º) e os criadores do Google, Larry Page e Sergey Brin.

Forte presença asiática

A Forbes considera quatro fatores para selecionar as 72 pessoas entre os 7,2 bilhões de habitantes do mundo: sobre quantas pessoas exercem poder; os recursos financeiros sob seu controle; se têm influência em mais de uma esfera; e como utilizam seu poder para mudar o mundo.

Entre as doze novidades do ranking de 2014 estão o primeiro-ministro indiano Narendra Modi (15º), o presidente da companhia Alibaba e homem mais rico da China, Jack Ma (30º), e o "califa" do grupo jihadista Estado Islámico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi (54º).

Embora os Estados Unidos sejam o país com mais nomes na lista (26), a Forbes destaca a presença de 19 pessoas da região Ásia-Pacífico, incluindo seis empresários.

O ranking deste ano tem o mesmo número de mulheres que em 2013 (nove), que representam apenas 12% das pessoas mais poderosas do mundo.

O percentual marca um grande contraste, já que as mulheres correspondem a 50% da população mundial. Em 2009, a lista da Forbes tinha somente três mulheres.

*Atualizada às 14h57 do dia 05/11/2014

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaChristine LagardeDilma RousseffEconomistasEmpresáriosEmpresasListas da ForbesNews Corp.PersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresRupert MurdochVladimir Putin

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA