Mundo

Putin diz Rússia apoia plano de Kofi Annan para Síria

Governante russo quer ajudar o enviado a evitar uma ampla guerra civil no país

Putin declarou que a Rússia vai permanecer em contado com Assad e com a liderança sírias e que vai fazer "tudo para resolver o conflito" (Oleg Nikishin/Getty Images)

Putin declarou que a Rússia vai permanecer em contado com Assad e com a liderança sírias e que vai fazer "tudo para resolver o conflito" (Oleg Nikishin/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2012 às 11h29.

Berlim - O presidente Vladimir Putin disse que a Rússia quer ajudar o enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe, Kofi Annan, a chegar a "resultados positivos" e a evitar uma ampla guerra civil na Síria.

As declarações foram feitas após uma reunião com a chanceler alemã Angela Merkel nesta sexta-feira, em Berlim. Esta é a primeira viagem para o exterior de Putin desde que ele voltou à presidência russa. Ele rejeitou as acusações de que Moscou está apoiando o regime de Bashar Assad e afirmou que não apoia nenhum lado do conflito sírio.

Putin declarou que a Rússia vai permanecer em contado com Assad e com a liderança sírias e que vai fazer "tudo para resolver o conflito". Ele afirmou que nada pode ser imposto pela força, mas foi vago a respeito de quais "instrumentos políticos" a Rússia está preparada para usar.

Segundo ele, uma solução política é possível, mas é preciso paciência. O presidente afirmou que é contrário a uma ação unilateral contra o governo de Assad e que quer evitar o aumento da violência no país. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEuropaPolíticosRússiaSíriaVladimir Putin

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame