Mundo

Putin destaca aproximação com a Venezuela durante reunião

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, qualificou de "parceiro muito próximo" seu colega venezuelano, Nicolás Maduro, durante reunião sobre o petróleo


	O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (E), se encontra com o presidente russo, Vladimir Putin
 (Pavel Golovkin/Pool/Reuters/Reuters)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (E), se encontra com o presidente russo, Vladimir Putin (Pavel Golovkin/Pool/Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2015 às 22h42.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, qualificou nesta quinta-feira de "parceiro muito próximo" seu colega venezuelano, Nicolás Maduro, durante uma reunião em Moscou, em que abordaram "a situação dos mercados de petróleo mundiais", disse o porta-voz do chefe de Estado russo.

Durante a reunião, "foi abordada detalhadamente a situação dos mercados de petróleo mundiais", disse Dimitri Peskov, porta-voz do governo, citado pela agência Interfax.

A conversa bilateral convergiu para a redução das cotas de produção de petróleo na tentativa de frear a queda dos preços da commodity, que tem prejudicado a economia dos dois países.

Na ocasião, Putin classificou a Venezuela de "parceiro muito próximo", e de "um dos principais parceiros russos na América Latina", informou o Kremlin.

Antes do encontro, Caracas informou que pretendia "acordar uma estratégia para impulsionar uma nova etapa do mercado petroleiro".

Também foram tratados "tópicos bilaterais em assuntos de primeira ordem e sobre a estabilidade dos recursos naturais de ambas nações", acrescentou o ministério de Comunicação venezuelano após a reunião, sem dar detalhes.

A Rússia foi a última etapa das visitas a chefes de Estado feitas por Maduro a fim de discutir a queda dos preços do petróleo com membros e não membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Antes de chegar à Rússia, o presidente venezuelano passou por Argélia, Irã, Catar, Arábia Saudita -membros do cartel-, e pela China.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaEnergiaEuropaNicolás MaduroPetróleoPolíticosRússiaVenezuelaVladimir Putin

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia