Mundo

Putin critica clubes russos por gastos com atletas

O presidente russo não foi o primeiro a criticar as cifras envolvidas nas contratações de Hulk e Witsel


	Vladimir Putin: ''Faço aqui uma repreensão aos diretores das empresas e quero ressaltar que são elas e não o Estado que contratam os jogadores''
 (Ria-Novosti/Kremlin/ Vladimir Rodionov/AFP)

Vladimir Putin: ''Faço aqui uma repreensão aos diretores das empresas e quero ressaltar que são elas e não o Estado que contratam os jogadores'' (Ria-Novosti/Kremlin/ Vladimir Rodionov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2012 às 18h50.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fã de judô e de esportes de inverno, fez críticas nesta terça-feira aos clubes de futebol do país por investirem altos valores na contratação de jogadores estrangeiros.

No começo deste mês, o Zenit São Petersburgo, time da cidade natal de Putin, gastou 100 milhões de euros para contar com o atacante brasileiro Hulk, ex-Porto, e o meia belga Witsel, que estava no Benfica.

''Eu mesmo às vezes os condeno e hoje, mais uma vez, faço aqui uma repreensão aos diretores das empresas e quero ressaltar que são elas e não o Estado que contratam os jogadores'', disse Putin durante a reunião do Conselho Presidencial de Arte e Cultura.

Putin respondeu assim aos comentários feitos durante a reunião contra o gasto de dezenas de milhões de euros na contratação de atletas, dinheiro que, segundo os críticos, poderiam ser dedicados à realização de atividades culturais.

A companhia patrocinadora do atual bicampeão russo é o gigante do setor de energia Gazprom, que desembolsou nas últimas temporadas grandes quantias para transformar o Zenit na melhor equipe do país e para que ela progrida na Liga dos Campeões.

''Por outro lado, os amantes do esporte também querem ver as estrelas mundiais e, certamente, querem vê-las não quando estão em fim de carreira, mas sim quando estão no auge'', acrescentou Putin.

O presidente russo não foi o primeiro a criticar as cifras envolvidas nas contratações de Hulk e Witsel. O meia Igor Denisov foi afastado da equipe principal por se negar a disputar um jogo do Campeonato Russo como protesto pela disparidade salarial entre os dois novos contratados e o restantes do elenco, que conta com representantes de várias seleções.

''No Zenit, existem jogadores magníficos que conquistaram não menos títulos que os recém chegados. Entenderia se tivessem vindo Messi e Iniesta, eles com certeza merecem qualquer salário'', comentou Denisov, cuja atitude foi duramente criticada pela direção do clube se São Petersburgo.

De fato, desde a chegada dos dois reforços, o Zenit não venceu nenhuma partida sequer. O time perdeu por 2 a 0 para o Terek Grozny em casa e empatou fora em 2 a 2 com o modesto Krilie Sovetov, em duelos pelo Campeonato Russo, e perdeu por 3 a 0 para o Málaga, na estreia na Liga dos Campeões. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesEuropaFutebolPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia