Mundo

Putin anuncia reabertura de base militar da era soviética

Reabertura da base no Ártico faz parte de esforços para fazer costa norte uma rota global de navegação e proteger vastos recursos energéticos russos

Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante uma teleconferência com o Ministro da Defesa, Sergei Shoigu, em Sochi (Mikhail Klimentyev/RIA Novosti/Kremlin)

Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante uma teleconferência com o Ministro da Defesa, Sergei Shoigu, em Sochi (Mikhail Klimentyev/RIA Novosti/Kremlin)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2013 às 21h27.

Moscou - A Rússia está reabrindo uma base militar da era soviética no Ártico, disse o presidente Vladimir Putin na segunda-feira, como parte dos esforços russos para fazer da sua costa norte uma rota global de navegação e para proteger os vastos recursos energéticos nacionais.

Duas décadas depois de abandonar a base nas ilhas Novosibirsk, o governo russo enviou ao local quatro quebra-gelos nucleares, abrindo caminho para dez navios militares. O objetivo é aproveitar o degelo da região, em decorrência das mudanças climáticas globais, para instalar uma presença naval permanente.

A flotilha foi liderada pelo principal cruzador nuclear russo, Pedro o Grande, passando pela Rota Marítima do Norte, que liga a Europa à Ásia passando por águas russas entre o portal de Kara e o estreito de Bering.

"Nossas tropas foram embora de lá em 1993, e no entanto se trata de uma localização muito importante no oceano Ártico, um novo estágio para o desenvolvimento da Rota Marítima do Norte", disse Putin em reunião com autoridades russas de defesa.

"Vamos não só reabrir a base militar como também restaurar o aeródromo para torná-lo funcional, e possibilitar que serviços de emergência, técnicos em hidrologia e especialistas em clima trabalhem juntos para garantir a segurança e o trabalho efetivo na Rota Marítima do Norte." (Reportagem de Alissa de Carbonnel)

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaMarinhaPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil