Mundo

Putin anuncia que não expulsará nenhum diplomata dos EUA

Putin disse que a Rússia se reservou o direito de responder às medidas dos EUA, mas não expulsaria nenhum diplomata

Vladimir Putin: medidas foram "destinadas a minar ainda mais as relações russo-americanas" (Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin)

Vladimir Putin: medidas foram "destinadas a minar ainda mais as relações russo-americanas" (Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de dezembro de 2016 às 10h58.

Última atualização em 30 de dezembro de 2016 às 11h27.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que a Rússia não expulsará nenhum diplomata dos EUA em resposta à decisão do governo de Barack Obama de expulsar 35 agentes de inteligência russos dos Estados Unidos.

Em vez disso, Putin disse que irá convidar os filhos de diplomatas norte-americanos na Rússia para o Kremlin para uma celebração de Ano Novo.

Em uma declaração divulgada nesta sexta-feira pelo Kremlin, Putin disse que as medidas dos Estados Unidos, tomadas em resposta a supostos ataques cibernéticos russos, foram "destinadas a minar ainda mais as relações russo-americanas".

Putin disse que a Rússia se reservou o direito de responder, mas não expulsaria nenhum diplomata dos EUA. Além disso, ele disse que a Rússia não impedirá que diplomatas e crianças usem centros recreativos durante os feriados de Ano Novo e convidou crianças de diplomatas para uma festa no Kremlin.

Putin afirmou ainda que irá trabalhar para restaurar a relação da Rússia com os EUA dependendo das políticas do presidente eleito, Donald Trump.

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, sugeriu nesta sexta-feira a expulsão de 35 diplomatas americanos em resposta a uma nova rodada de sanções dos EUA.Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEstados Unidos (EUA)RússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Declaração final do G20 defende taxação de super-ricos e pede paz em Gaza e na Ucrânia

Governo Milei vira destaque no G20 ao questionar declaração final e fechar acordo sobre gás

Biden se atrasa e fica de fora da foto de família do G20

'Não é preciso esperar nova guerra mundial para mudar ordem internacional', diz Lula no G20