Mundo

Prudential vende banco online Egg para Citigroup

Negócio ficará em mais de 1 bilhão de dólares, com pagamento em dinheiro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O americano Citigroup vai adquirir o banco online Egg por cerca de 1,13 bilhão de dólares, em dinheiro. A operação foi anunciada nesta segunda-feira (29/1) pela seguradora britânica Prudential, atual proprietária do Egg.

No fim de 2005, a Prudential havia pago 200 milhões de libras (cerca de 391 milhões de dólares) para comprar uma fatia de 21% do capital da Egg, a única parcela que ainda não detinha na companhia. Mark Tucker, diretor-executivo do grupo Prudential, afirmou que o Citigroup, como maior emissor de cartões de crédito do mundo, agora terá grandes chances de desenvolver os serviços do Egg no Reino Unido. "A venda do Egg para o Citigroup gera maior valor para os acionistas do que a manutenção do negócio no grupo", afirmou Tucker, de acordo com o jornal britânico Financial Times.

Ajay Banga, presidente da divisão global de consumidores do Citi, afirmou que o Egg se encaixará perfeitamente na estratégia do grupo: "Estamos empolgados por ter a oportunidade de ampliar nossos negócios internacionais de operações bancárias e disponibilizar produtos e serviços a mais pessoas em todo o mundo", disse o executivo. "Também poderemos aprender com a bem-sucedida plataforma de banco online do Egg e melhorar nossas ofertas globais".

Como parte do negócio, a Prudential fornecerá seguros de vida e planos de pensão aos mais de 3 milhões de clientes do Egg. A seguradora também será uma parceira estratégica do Citi na distribuição de seguros de vida na Tailândia, Indonésia e Filipinas.

De acordo com o FT, a venda do banco online já vinha sendo cogitada desde dezembro, quando a Prudential declarou ter rejeitado uma proposta pelo Egg - cuja autoria não foi revelada - que seria "especulativa" e desinteressante aos acionistas. Para o ano fiscal que se encerrou em 31 de dezembro de 2006, o prejuízo operacional do Egg, antes do desconto de impostos, está estimado em 145 milhões de libras (cerca de 283 milhões de dólares).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Mais na Exame