Protestos contra nova presidente deixam um morto no Peru
Segundo a Defensoria do Povo, a vítima fatal foi um adolescente que participava das manifestações
AFP
Publicado em 11 de dezembro de 2022 às 21h18.
Um confronto entre policiais e manifestantes que protestam contra o novo governo do Peru na cidade de Andahuaylas deixou um morto e cinco feridos, informou a polícia.
"Lamentamos a morte de uma pessoa e enviamos nossos pêsames aos familiares por esse fato", destaca o comunicado policial.
Segundo a Defensoria do Povo, a vítima fatal foi um adolescente que participava das manifestações sociais contra a nova presidente, Dina Boluarte.
Protestos após destituição de Pedro Castillo
Os protestos contra o novo governo do Peru aumentavam neste domingo no interior do país, com manifestações e a convocação de uma paralisação nacional exigindo a renúncia da presidente Dina Boluarte e a convocação de novas eleições.
LEIA MAIS:No Peru, protestos contra nova presidente aumentam após destituição de Pedro Castillo
As mobilizações cresceram em cidades do norte e sul andinos pelo quarto dia, em rejeição ao Congresso e pedindo a libertação do ex-presidente esquerdista Pedro Castillo, destituído no último dia 7.
Milhares de pessoas se reuniram em Cajamarca, Arequipa, Tacna, Andahuaylas, Huancayo, Cusco e Puno, segundo imagens transmitidas por emissoras de TV locais. Em Andahuaylas, onde os protestos deixaram 16 civis e quatro policiais feridos neste sábado, os confrontos entre manifestantes e policiais foram retomados.
LEIA TAMBÉM
Peru prendeu quatro ex-presidentes por corrupção nos últimos anos; relembre
Cerca de mil manifestantes exigem em Lima a libertação de Castillo e o fechamento do Congresso
Minoria legislativa e protestos ameaçam nova presidente do Peru
México realiza consultas com novo governo peruano para dar asilo a Castillo
Pedro Castillo se deixou levar ao suicídio político, afirma Gustavo Petro