Mundo

Produção de petróleo no país é recorde em agosto

Brasil teve crescimento de 6% na produção de petróleo e atingiu a maior produção da história em um único mês

Brasil produziu 2,078 milhões de barris de petróleo por dia em agosto (Arquivo)

Brasil produziu 2,078 milhões de barris de petróleo por dia em agosto (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - A produção brasileira diária de petróleo alcançou recorde histórico em agosto. A informação foi divulgada hoje (16) pelo diretor de Gás Natural e Biocombustíveis da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Victor Martins. Ele também destacou a produção de gás natural, que foi a segunda melhor, só perdendo para a registrada em junho.

"A produção de agosto foi recorde na história brasileira, representando 2,078 milhões de barris de óleo [por dia] e 62 milhões de metros cúbicos/dia de gás, o que configura um volume de 2,471 milhões de barris de óleo equivalente, uma produção recorde", disse o diretor da ANP, durante a Rio Oil & Gas - feira que reúne as maiores empresas mundiais do setor.

Ele afirmou que os volumes recordes - que representam um aumento de 6% na produção de petróleo e de 10% na de gás, em comparação a agosto de 2009 - indicam o acerto da política governo para a área. "Isso significa que estamos no caminho certo, aumentando a produção, e que a política desenvolvida, de atração de novos parceiros de apoio à atividade no setor de petróleo, está sendo um sucesso. É muito bom para o país atingir um nível de produção que supera com tanta margem os limites da autossuficiência."

Para os próximos meses, o diretor da ANP espera que a produção continue crescendo de forma consistente. "São projetos que estão sendo desenvolvidos, que vão amadurecendo e entrando em operação. É a continuidade de um processo. Isso mostra que o Brasil está se consolidando como um produtor de petróleo."

Ele também destacou a crescente participação das empresas privadas na produção, que ainda é muito concentrada na Petrobras. "Começa a ter participação das companhias estrangeiras, como a Shell e a Chevron, embora 91% da produção ainda tenha como responsável a Petrobras."

Victor estimou que vá ocorrer um crescimento das companhias estrangeiras nos próximos anos. "Acho que vai crescer tanto a produção da Petrobras quanto a das outras [empresas], que acreditaram no Brasil, que pesquisaram, investiram e estão desenvolvendo os seus projetos."

O diretor da ANP divulgou os dados dos mês de agosto, que começarão a ser apresentados desagregados, de forma mais detalhada, indicando a produção de petróleo e gás por companhia. Os dados indicam que o Rio de Janeiro é responsável por 78% da produção nacional, com 1,624 milhão de barris/dia no mês. Também produzem petróleo mais oito estados: Espírito Santo (240,6 mil barris/dia), Rio Grande do Norte (58,1 mil barris), Bahia (45,4 mil barris), Sergipe (40,3 mil barris), Amazonas (36,6 mil barris), São Paulo (18,6 mil barris), Ceará (8,7 mil barris) e Alagoas (5,4 mil barris).

Os dados completos podem ser consultados na página da ANP na internet.

Leia mais sobre petróleo

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

 

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleoQuímica e petroquímica

Mais de Mundo

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês