Mundo

Príncipe Harry faz sua primeira viagem ao Brasil

Príncipe desembarca amanhã no Rio sob o forte calor e um grande esquema de segurança

A embaixada não revela o local em que o Príncipe Harry, o terceiro na linha sucessória ao trono britânico, ficará hospedado durante sua passagem pelo Rio (Getty Images)

A embaixada não revela o local em que o Príncipe Harry, o terceiro na linha sucessória ao trono britânico, ficará hospedado durante sua passagem pelo Rio (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2012 às 19h24.

Rio de Janeiro - Em sua primeira viagem ao Brasil, o príncipe Harry, da Inglaterra, desembarca amanhã (9) no Rio sob o forte calor e um grande esquema de segurança. Embora seja uma visita oficial ao País para celebrar o Jubileu de Diamante em comemoração aos 60 anos do reinado de sua avó, a rainha Elizabeth II, a passagem de Harry na cidade conta com uma programação digna de turistas.

À noite, ele recebe um seleto grupo de convidados no Morro da Urca, na zona sul , onde fará o lançamento da campanha Great, para promover a Inglaterra às vésperas dos Jogos Olímpicos de 2012 e estreitar os laços entre Brasil e Reino Unido. Autoridades brasileiras e celebridades assistirão ao show da cantora Maria Gadú e a uma apresentação da escola de samba carioca União da Ilha, cujo enredo do carnaval deste ano, "De Londres ao Rio: Era uma vez uma... Ilha", foi uma homenagem à cidade inglesa, sede dos jogos.

"Há dois anos a União vem explorando temas de origem britânica, e o material que mandamos ao consulado despertou o interesse do príncipe", diz Ney Filardi, presidente da agremiação. Ritmistas, passistas e um casal de mestre-sala e porta-bandeira animarão o evento. E o samba-enredo será traduzido especialmente para o príncipe. Harry poderá então seguir os passos do pai, o príncipe Charles, que, em 1978, sambou com a passista Pinah, da beija-flor.

No sábado de manhã, Harry participará de uma corrida no Aterro do Flamengo ao lado de jovens e atletas, além do Secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, e participará de oficinas de vôlei de praia e de rugby, esporte que voltará a ser modalidade olímpica em 2016. O momento mais aguardado da visita real ocorre sábado à tarde, quando o príncipe irá a uma das favelas cariocas. Embora o consulado britânico não divulgue a informação por motivos de segurança, tudo indica que a comunidade visitada será mesmo o Complexo do Alemão, na zona norte, área ocupada pelo Exército desde novembro de 2010.

Todo o passeio será registrado por Renê Silva, jovem morador do Morro do Adeus, e sua equipe. "O consulado entrou em contato com a gente dizendo que era importante que a Voz da Comunidade estivesse representada nesse evento, e eles perguntaram se a gente tinha interesse em participar da cobertura", afirmou. Silva ficou conhecido por twittar, em tempo real, a ocupação militar. No mesmo dia, Harry segue para São Paulo, onde permanece até domingo.

A embaixada não revela o local em que o Príncipe Harry, o terceiro na linha sucessória ao trono britânico, ficará hospedado durante sua passagem pelo Rio. Mas tudo está pronto para recebê-lo no Hotel Windsor, no Leme, zona sul da cidade, localizado a apenas 5 minutos do Pão de Açúcar. Amanhã de manhã chegarão ao hotel os ingredientes para os pratos que farão parte do cardápio especialmente preparado para a comitiva que o acompanha ao Brasil: lagostim, medalhão de vitela e mousse de cupuaçu.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDiplomaciaEuropaFamília real britânicaPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros