Mundo

Principal óleoduto do Iêmen sofre ataque a bomba

Sabotadores explodiram o principal oleoduto do Iêmen nesta quarta-feira, interrompendo os fluxos de exportação de petróleo

Iêmen: dutos de petróleo e gás do Iêmen têm sido alvejados repetidamente (Mohamed al-Sayaghi/Reuters)

Iêmen: dutos de petróleo e gás do Iêmen têm sido alvejados repetidamente (Mohamed al-Sayaghi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2014 às 07h56.

Sanaa - Sabotadores explodiram o principal oleoduto do Iêmen nesta quarta-feira, interrompendo os fluxos de exportação de petróleo, disseram o Ministério da Defesa e uma fonte da indústria do país, no mais recente ataque contra uma fonte primordial de divisas.

Os dutos de petróleo e gás do Iêmen têm sido alvejados repetidamente, sobretudo por líderes tribais em disputa com o governo central, provocando falta de combustível e reduzindo os rendimentos das exportações no empobrecido país da Península Arábica.

O Ministério da Defesa disse em seu site nesta quarta-feira que o ataque ocorreu na área de Habab, na província de Marib, e interrompeu o fluxo para instalações de exportação no Mar Vermelho. Uma fonte da indústria confirmou a interrupção do fluxo de petróleo.

O Iêmen tem informado que o fluxo de petróleo através do óleoduto de Marib atinge a marca aproximada de 70 mil barris por dia (bpd). Antes do início da onda de ataques há três anos, o duto de 435 quilômetros costumava transportar 110 mil bpd até Ras Isa, um terminal de exportação no Mar Vermelho.

A maior parte da produção do Iêmen é proveniente da área de Marib-Jawf, no norte, sendo o restante de Masila, no sudeste.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaExplosõesIêmenPetróleo

Mais de Mundo

Trump considera declarar emergência econômica nacional para impor programa de tarifas, diz CNN

Advogados negam fuga do presidente destituído da Coreia do Sul

Soberania do canal 'não é negociável', responde Panamá a Trump

Corpo do ex-presidente americano Jimmy Carter chega a Washington