Mundo

Principais pontos em discussão na conferência do clima

A COP20 contempla como os diversos países assumirão seus compromissos em um novo pacto destinado a combater o aquecimento global

Ativistas de diferentes organizações se manifestam próximos ao local de realização da COP20, em Lima (Cris Bouroncle/AFP)

Ativistas de diferentes organizações se manifestam próximos ao local de realização da COP20, em Lima (Cris Bouroncle/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2014 às 20h08.

Lima - A conferência das Nações Unidas sobre a mudança climática (COP20) contempla como os diversos países assumirão seus compromissos em um novo pacto destinado a combater o aquecimento global.

O objetivo é limitar as emissões de carbono de modo que a temperatura do planeta não suba além de 2ºC até o fim do século.

Relação dos principais pontos em discussão sobre o texto que será levado à próxima conferência do clima, em dezembro de 2015, na cidade de Paris, para a entrada em vigor em 2020:

Contribuições de cada país

As contribuições de cada país passam pela redução das emissões de carbono e pelo eventual financiamento, transferência de tecnologias limpas e apoio aos países mais pobres na adaptação para os efeitos das mudanças climáticas.

Informação transparente

Trata-se do tipo de informação que cada país dará para garantir a transparência e a construção da confiança.

As opções vão desde a mera entrega dos dados mais básicos até o fornecimento de informação detalhada, incluindo até metodologias de cálculo.

Acompanhamento e avaliação

Há duas opções: publicar o conteúdo da contribuição nacional no site da convenção contra a mudança climática da ONU ou instaurar um diálogo sobre estas contribuições ao longo de 2015, antes da conferência de Paris.

Medidas anteriores a 2020

Antes da entrada em vigor do acordo que deve ser assinado no próximo ano, em Paris, há uma série de propostas para se promover e avaliar as ações visando deter o aquecimento global. A mais ambiciosa é a realização de uma série de reuniões em 2015, 2016 e 2017 para analisar os progressos.

O principal ponto de divergência é a "diferenciação" entre países desenvolvidos e em desenvolvimento sobre o quanto devem reduzir suas emissões de carbono e contribuir para o financiamento dos programas envolvendo os impactos da mudança climática.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaONU

Mais de Mundo

Coreia do Sul: autoridades tentam prender ex-presidente e chefe da segurança de Yoon renuncia

Colômbia manterá relações com Venezuela, mas não reconhece reeleição de Maduro

Regulamentar conteúdo nocivo na internet 'não é censura', diz ONU

Um mês antes dos incêndios, chefe dos bombeiros de LA alertou sobre cortes no orçamento