Mundo

Principais declarações de Obama e Romney no último debate

Confira os principais temas debatidos pelos presidenciáveis americanos

Barack Obama (D) e Mitt Romney se encaram no último debate presidencial dos EUA em 22 de outubro em Boca Ratón, Flórida
 (Jewel Samad/AFP)

Barack Obama (D) e Mitt Romney se encaram no último debate presidencial dos EUA em 22 de outubro em Boca Ratón, Flórida (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2012 às 11h22.

Boca Raton - O presidente Barack Obama e o candidato republicano Mitt Romney participaram na segunda-feira no terceiro e último debate presidencial da campanha para a eleição de 6 de novembro.

A seguir algumas declarações dos candidatos:

PALAVRAS POLÊMICAS

Romney: "Você disse que, às vezes, os Estados Unidos impuseram uma ditadura a outras nações. Senhor presidente, os Estados Unidos nunca impuseram nenhuma ditadura a nenhuma nação. Libertamos outras nações de seus ditadores".

Obama: "Nada do que disse o governador Romney é correto. Isto é provavelmente a maior mentira dita durante esta campanha".

DOADORES E HOLOCAUSTO

Obama: "E quando fui a Israel como candidato (em 2008), não consegui doações, não compareci a atos para arrecadar fundos, fui ao Yad Vashem, o museu do Holocausto".

UM FUTURO INCERTO

Romney: "Olho o que está acontecendo no mundo e vejo o Irã em quatro anos mais próximo de uma bomba. Vejo o Oriente Médio em meio a uma crescente corrente de violência, caos, tumulto. Vejo os jihadistas em extensão".


BIN LADEN E PAQUISTÃO

Obama: "Eu disse: 'se tiver Bin Laden em nosso campo de visão, aproveitarei'. Você disse que não deveríamos mover céus e terras para prender um homem, e disse que deveríamos pedir permissão ao Paquistão".

"E se tivéssemos pedido permisão ao Paquistão, não teríamos conseguido. Valeu a pena mover céus e terras para pegá-lo".

ESTRATÉGIA GEOGRÁFICA

Romney: "Síria é o único aliado do Irã no mundo árabe. É seu caminho para o mar".

CHINA EM DEBATE

Moderador: "Qual, vocês acreditam, será a maior ameaça para a segurança nacional do país no futuro?"

Obama: "Bem, acredito que continuarão sendo as redes terroristas. Devemos permanecer em alerta, como já disse. Mas em relação a China, a China é um adversário e um potencial sócio".

Romney: "Deixe-me explicar que a maior ameaça que o mundo enfrenta, a maior ameaça para a segurança nacional, é um Irã nuclear".


UMA GUERRA COMERCIAL COM A CHINA

Moderador (para Romney): "Se no primeiro dia chamar o país de manipulador monetário, algumas pessoas pensarão que vai declarar uma guerra comercial com a China no primeiro dia. Não é um risco?"

Romney: "Bem, nos vendem isto a cada ano (fazendo um gesto indicando grande quantidade). E vendemos isto a cada ano (gesto de pequena quantidade). Está bastante claro quem não deseja uma guerra comercial.

TRANSFERÊNCIA DE EMPREGOS... NA CHINA

Romney: "Estão levando nossos empregos. Estão roubando nossa propriedade intelectual, nossas patentes, nossos designs, nossas tecnologias, pirateando nossos computadores, falsificando nossos bens".

Obama: "Você está familiarizado com essa questão de deslocar postos de trabalho, porque investiu em empresas que estavam se transferindo. E está no seu direito. Quero dizer, é como nosso mercado livre funciona".

CAVALOS E BAIONETAS

Obama: "Você mencionou a Marinha, por exemplo, e que temos menos navios que em 1916. Bem, governador, também temos menos cavalos e baionetas porque a natureza de nossas forças mudou".

EUA, ISRAEL E IRÃ

Obama: "Primeiro de tudo, Israel é um verdadeiro amigo. É nosso melhor aliado na região. E se Israel for atacado, Estados Unidos estarão com Israel. Mas sobre o tema do Irã, enquanto eu for presidente dos Estados Unidos, o Irã não terá a arma nuclear".

Romney: "Se eu for presidente dos Estados Unidos, estaremos com Israel. E, se Israel for atacado, apoiaremos, não apenas diplomaticamente, não apenas culturalmente, também militarmente. Sobre o Irã e a ameaça que o Irã representa, não há dúvida de que um Irã nuclear é inaceitável para os Estados Unidos".

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal