Mundo

Princesa do Japão se casa com plebeu e deixa família real

A princesa Mako, neta mais velha do imperador japonês Akihito, foi forçada a deixar a família real, que está cada vez menor

Casamento no Japão: Princesa Mako irá se casar com um ex-colega de classe (Shizuo Kambayashi/Reuters)

Casamento no Japão: Princesa Mako irá se casar com um ex-colega de classe (Shizuo Kambayashi/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de setembro de 2017 às 13h36.

Tóquio - A princesa Mako, neta mais velha do imperador japonês Akihito, irá se casar com um ex-colega de classe, disse a Casa Imperial, confirmando um casamento que irá esvaziar ainda mais a família real, uma vez que Mako se tornará plebeia.

O anúncio foi ao ar pelo canal público NHK.

Mako é um dos quatro netos reais. Os outros três são sua irmã mais nova, Kako, seu irmão, Hisahito, e a filha do príncipe herdeiro Naruhito, Aiko.

A população real, cada vez menor, que reflete o amplo envelhecimento da sociedade japonesa, tem aumentado as preocupações de que o príncipe possa também ser o último.

Hisahito, de 10 anos, é um dos quatro herdeiros ao trono, atrás dos dois filhos de meia idade de Akihito, cujas esposas estão na casa dos 50 anos, e do irmão octogenário de Akihito, Masahito.

O noivado com Kei Komuro, que trabalha em um escritório de advocacia de Tóquio, ocorre após legisladores do Japão aprovarem em junho uma lei que permite que Akihito renuncie, a primeira abdicação de um monarca japonês desde 1817.

Há um ano, o primeiro imperador a não ser considerado divino, disse em uma rara aparição pública temer que a idade dificultasse o cumprimento de suas funções. O imperador, de 83 anos, teve uma cirurgia do coração e tem sido tratado por um câncer de próstata.

Acompanhe tudo sobre:CasamentoFamília real britânicaJapão

Mais de Mundo

Ucrânia relata grande avanço em Kursk, na Rússia – Putin diz que dará resposta 'digna'

Com ameaça de ataque do Irã, Exército de Israel afirma estar 'no mais elevado nível de prontidão'

Maduro exige 'mão de ferro' após protestos que deixaram 25 mortos na Venezuela

Trump processa Departamento de Justiça por busca em sua residência na Flórida em 2022

Mais na Exame