Exame Logo

Primeiro ônibus com teto verde circula em Nova York

Entre os benefícios do ônibus de telhado verde estão a diminuição do aquecimento urbano, absorção de CO2 e gerenciamento das águas da chuva

Protótipo chamado de Bus Roots ajuda a diminuir ilhas de calor na cidade, artifício ecológico que poderá ser extendido para mais de 4,5 mil ônibus.
DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2010 às 13h01.

São Paulo - A natureza não está muito presente nas grandes cidades. A maioria dos centros urbanos é repleta de concretos, ferro e asfalto. Para dar um toque diferente a essa realidade, o designer Marco Antonio Cosio criou o Bus Roots, um ônibus que possui um verdadeiro "jardim em seu teto".

Cidades como Nova York, por exemplo, não possuem mais espaço para o crescimento de áreas verdes. O Bus Roots nasceu com o objetivo de ser a solução para esse problema tão comum nas grandes metrópoles. Além de ajudar a diminuir as ilhas de calor nos centros intensamente urbanizados,o ônibus ecológico traz a natureza às cidades e melhora a qualidade de vida das pessoas.

Veja também

O intuito do designer é conseguir plantar, em média, 15 hectares de plantas em 4500 ônibus de Nova York, EUA. A área ocupada pelos jardins seria equivalente a quatro Bryant Parks localizado na mesma cidade. A ideia surgiu para uma competição conhecida como DesignWala Grand Idea Competition e conquistou o segundo lugar na premiação. O projeto objetiva conectar novamente as comunidades urbanas à natureza, e melhorar a qualidade do ambiente ao redor.

O Bus Roots possui efeito estético, isolação térmica e acústica, sistema de absorção de CO2 e funciona como um restaurador do habitat e instrumento de educação pública e recreação. A criação é um projeto público e divertido, que levanta questões como: agricultura urbana e nômade, remediação ambiental, novos modelos de vida e educação, padrões de migração e transporte.

Leia mais sobre tecnologias verdes
Acompanhe as notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Meio ambientePoluiçãoSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame